Seguidores

segunda-feira, 1 de julho de 2019

COITEIROS DE POÇO REDONDO

Por *Rangel Alves da Costa

Inicialmente, necessário afastar logo um equívoco que se disseminou nos escritos do cangaço e que diz respeito ao personagem coiteiro. Diversos escritos, de autores até renomados, tratam o coiteiro de forma generalizada, ora para falar sobre um colaborador do cangaço ora para dizer sobre aquele que apenas servia. 

Distinção essencial, vez que, por exemplo, o coronel colaborava, ajudava a manter a sobrevivência do cangaço, mas não pode ser tido como coiteiro. Daí que, equivocadamente, livro existe dizendo que o coronel Antônio Caixeiro - ou outros coronéis de poder e mando - era um poderoso coiteiro. Coiteiro ele nunca foi. Colaborador sim, patrocinador, defensor e financiador sim, mas coiteiro nunca. 

Na raiz da palavra coiteiro, no seu étimo, encontra-se o verdadeiro sentido e significado. Coiteiro: aquele que serve ao coito. Coito: local de repouso, descanso ou estadia de cangaceiros. E quem ia até o coito, quem servia de mensageiro entre o bando acoitado e o mundo exterior? Sim, isso mesmo, o coiteiro. Desse mundo, no sentido extado da palavra, o termo coiteiro somente deve ser usado para denominar aquele sertanejo ou nordestino que mesmo não fazendo parte do bando, a este servia como intermediador de suas necessidades. Ficou claro assim? 

Ora, dizer que um coronel, um político ou um poderoso era coiteiro, é inverter a função histórica do indivíduo. O coronel, por exemplo, não ia comprar fardos de queijos para um bando acoitado nas proximidades. O latifundiário não ia entregar bilhetes ao coronel com exigências de Lampião. O político não se lanhava de espinhos em meio aos carrascais para levar carne de bode fresca aos famintos cangaceiros. Tudo isso era função do coiteiro autêntico. 

E Poço Redondo, povoação sergipana e sertaneja que se destacou pelo grande número de filhos que seguiram os passos de Lampião, também teve uma porção de naturais que serviram como coiteiros. E autênticos e originais coiteiros, ou seja, homens destemidos que arriscavam suas vidas para fornecer e servir o que a cangaceirama estivesse necessitando. Homens acreditados - e até fiéis amigos de Lampião -, em suas mãos muitas vezes estava a própria sobrevivência do bando. Qualquer traição podia ser a emboscada e a morte certa. Daí que não era todo sertanejo com tino suficiente para tamanha e melindrosa missão. 

Muito coiteiro, perseguido e torturado pela volante, preferiu morrer a trair. Mas como a história testemunha, foi uma traição coiteira que pôs fim ao cangaço. Como dito, Poço Redondo foi chão de muito coiteiro. Pedro de Cândido, embora convivendo mais do outro lado rio, entre Piranhas e Entremontes, era de família fixada em Poço Redondo, com propriedade na beira do São Francisco e dona do Angico, local do desfecho final. Seu irmão Durval, apenas um rapazote, convivia com a família. 

Mané Félix

Mas foi nas ribeiras da povoação de Cajueiro, também nas beiradas do rio, que se assentou uma nomeada dos mais autênticos coiteiros, principalmente aqueles originários da família Félix. Manoel Félix, o mais fiel dos coiteiros de Lampião, era vinga de tal família, bem como seu irmão Adauto. Da mesma família eram os coiteiros Lisboa e Juvenal. Da região também era Messias Caduda (acompanhante de Maria Bonita, através do São Francisco, em sua viagem a Propriá), outro destemido e fiel amigo da cangaceirama. 

Adauto Félix

Também de Poço Redondo foram os coiteiros José Vicente de Sousa (Zé Vicente), João de Terto e uma leva de mais de cinquenta. Estes, contudo, não possuíam o ofício de coiteiro como os Félix ou os Caduda, por exemplo, mas apenas servindo em esparsas ocasiões e geralmente de forma distanciada. Quer dizer, faziam chegar informações aos cangaceiros, negavam suas presenças, costuravam situações que protegessem o bando e colocassem em risco a passagem das forças volantes. Tem-se, assim, que Poço Redondo foi grande celeiro tanto de cangaceiros como de coiteiros. Apenas cerca de trinta e quatro seguiram os passos de Lampião e os demais, mas um número muito maior conviveu na retaguarda de proteção e apoio. 

Inegável, portanto, a importância fundamental de Poço Redondo no contexto do cangaço, e sem falar na Gruta do Angico, na Maranduba, na Estrada de Curralinho e suas tantas cruzes e suas tantas mortes. Nas fotos abaixo, Mané Félix, o primeiro, e Adauto Félix, o segundo.

Escritor


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário