Seguidores

domingo, 4 de agosto de 2019

NOS ANOS LONGÍNQUOS COMO SOFRIAM OS ESCRITORES E PESQUISADORES.

Por José Mendes Pereira

Nos anos longínquos como sofriam os escritores e pesquisadores. Tudo era muito difícil. Apenas apanhavam para os seus escritos de poucos livros doados ou comprados, e muito mais difícil era o uso de fotos e outras imagens. 

Às vezes recebiam informações de amigos que iriam mandar uma foto, um texto para suas pesquisas, mas quando chegariam em suas mãos? Tinha que ter paciência, porque a comunicação era só através de rádio, jornal, revista e um lento trabalho dos correios e Telégrafos.

Agora a tecnologia e as invenções na informática deixaram os escritores e pesquisadores bem pertinhos do leitor. Não ler se não quiser, mas os escritores e pesquisadores todos estão aí, ao seu lado, bem pertinhos, e até se precisar para tirar dúvidas eles estão à sua disposição...

A informátiva já foi protótipo, mas hoje ela está prontinha para quem quiser usá-la, e do jeito que quiser, quando e aonde?.


Quem imaginava que um dia uma porção de escritores e pesquisadores organizaria uma literatura para o movimento social de cangaceiros? No passado escreveram muito pouco sobre este movimento, mas só passou a ser uma febre de estudiosos (não vou citar os nomes dos que iniciaram para não esquecer alguns) a partir dos anos 80, quando uma nova geração de escritores e estudiosos reuniu-se e se encarregou de procurar pelos lugares do Nordeste do Brasil todas as peças do dominó do cangaço, para colocar cada peça em seu devido lugar. 

Parabéns a eles! E que nós estudantes e curiosos muito agradecemos, vez que é uma literatura gostosa de se ler, apesar ser de um movimento triste, quando rios de sangue ficavam escorrendo no chão do nosso sofrido Nordeste. A literatura lampiônica é tão gostosa de se ler que a cada dia que se passa os blog e sites vão adquirindo mais seguidores. 


Este meu blog tem havido um aumento de acesso chegando a alcançar mais de dois mil por dia. Imagina os que já são conhecidos como o Cariri Cangaço do Manoel Severo. -  http://cariricangaco.blogspot.com


O Lampião Aceso do Kiko Monteiro. - http://lampiaoaceso.blogspot.com


O Tok de História do Rostand Medeiros. - https://tokdehistoria.com.br/


O Portal do Cangaço do pesquisador e historiador Guilherme Machado. portaldocangaco.blogspot.com


O blog João de Sousa Lima. http://joaodesousalima.blogspot.com/


O Cangaço na Bahia do professor e pesquisador do cognaço Rubens Antonio e outros tantos. http://cangaconabahia.blogspot.com/

O tema cangaço está cada vez mais vivo no Brasil e no mundo.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário