Seguidores

sábado, 21 de setembro de 2019

A REVOLUÇÃO PRAIEIRA E OS PEREIRAS DO PAJEÚ


Do acervo do pesquisador José João Souza

As disputas e lutas políticas, em todos os níveis e em boa parte das províncias, continuavam acirradas, no final dos anos quarenta do século XIX, entre os partidos liberal e conservador. Em Flores PE, velhos ódios acumulados entre liberais e conservadores agitavam a Vila e o Sertão do Pajeú. Ali, de um lado, estava o tenente-coronel Francisco Barbosa Nogueira Paz, liberal intransigente e convicto, dirigindo o destino da comarca. Do outro lado, o Coronel Manuel Pereira da Silva, chefe da numerosa e valente família Pereira do Pajeú. A demissão, pelo governo provincial, do delegado de polícia, com a nomeação do Coronel Manuel Pereira da Silva, chefe do partido conservador em Serra Talhada, para a delegacia de Flores, causou consternação entre os liberais daquela localidade. Pelas ordens governamentais que recebera, Manuel Pereira deveria assumir, além da delegacia, a câmara e a Comarca.

Manuel Pereira teria mandado avisar a Nogueira Paz de sua nomeação e das ordens recebidas do governo. Nogueira, num assomo, teria respondido que somente à força das armas entregaria a Câmara e que, só mediante uma luta armada dever-se-ia transferir o domínio local. É de crer que "o Coronel Manuel Pereira da Silva não esperou por um segundo recado e tomou o caminho de Flores, acompanhado dos irmãos e de homens de sua confiança". Por outro lado, Nogueira Paz, prevenido e preparado como estava, pretenderia jogar uma cartada sobre o comando político local, mesmo que ela lhe custasse a vida, o que, de fato veio a ocorrer posteriormente.

Os dias 16 e 17 de novembro de 1848, se reservados às conversações, melhor serviram às tomadas de posição para luta iminente. Flores regurgitava de bacamarte e da fina flor do cangaceirismo do Pajeú e do Navio.

No dia 18, Flores era um paiol de pólvora prestes a explodir. Os integrantes das duas facções, enrolados em suas cartucheiras, exibiam espingardas e bacamartes carregados. Faltava apenas a fagulha. Esta veio, quando às 2 horas da tarde, o jovem Lúcio de Siqueira Campos disparou sua arma, no pátio da matriz, contra a fachada da igreja, por simples provocação. Começava o tiroteio, que duraria até às 7 horas da noite, mas sem que a fortuna pendesse para nenhum dos lados. Pela manhã do dia 19, José Antônio de Souza Paz, correligionário de Barbosa, que guarnecia a cadeia pública com sua tropa, reinicia o combate, detonando sua famosa granadeira, contra um grupo chefiado por José Francisco Cavalcanti, que chegava em auxílio dos conservadores, derribando, se não o cavaleiro, o primeiro cavalo daquela tropa. Às 4 horas da tarde, a vitória parecia pender para Barbosa. A essa altura, o valoroso chefe, fortemente influenciado pelos acontecimentos da Rebelião Praieira, deveria estar pensando, um tanto envaidecido, na repercussão que sua rebelião iria forçosamente tomar. Mas os víveres e as munições, dos dois lados, estavam se esgotando. As duas facções se mantinham em seus postos, como que empatadas.

O Coronel Manuel Pereira tinha a vantagem de maior predomínio de campo e controlava as vias de comunicação com o exterior. Nogueira Paz, permanecia no interior de sua casa, com a mulher, os filhos e rodeado de amigos.

No dia 20, que assinalaria o final da luta, pelas 11 horas, José Rodrigues de Morais , leal partidário de Nogueira Paz, dispara sua arma, da janela da residência deste, contra a casa onde se abrigava o Cel. Pereira, abatendo, com certeira pontaria o "cabra" Tonico Leite. A luta prosseguia e os beligerantes queimava os últimos cartuchos. Pelas 4 horas da tarde, porém, entra pela Vila, de inopino o Capitão Simplício Pereira da Silva, irmão do Cel. Manuel Pereira, acompanhado de uma tropa de 200 homens bem armados e municiados. Vinha desfechar o "golpe de misericórdia" contra Nogueira Paz, que se rende às 6 horas da tarde. Vencidos e presos em Flores, o Ten. Cel. Nogueira Paz, juntamente com quinze correligionários foram levados, por ordem do Cel. Manuel Pereira, para povoação de Serra Talhada, onde foram colocados em lugar seguro.

O cartório da cidade foi queimado e o incêndio alastrou-se por toda rua, favorecido pelo fato de serem as edificações quase todas pegadas umas nas outras (parede-meia). O Juiz de Direito e outras autoridades, por absoluta falta de segurança, tiveram que fugir e só regressaram depois de cessados os combates, com a rendição dos liberais.

No dia 06 de maio de 1851, o Presidente da província de Pernambuco, assinou a lei n° 280, que transferia a sede do município de Flores, bem como a da comarca, para povoação da Serra Talhada, que ficava elevada à categoria de Vila, com a denominação de Villa Bella.

Do livro: Flores do Pajeú
De: Belarmino de Souza Neto
Foto do Coronel Manuel Pereira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário