Seguidores

sábado, 5 de outubro de 2019

QUEM ERA JOÃO FLOR OU JOÃO DE SOUZA NOGUEIRA?


Por Maelbe Nogueira

Filho de Manoel de Souza Ferraz Neto e Filismina Florença Gomes de Sá Moura (Florença ou Flor) era um dos filhos mais velho do casal, seu sobrenome Nogueira vem de seu avô Vicente Ramos Nogueira (da fazenda Cipó Município de Serra Talhada). Esse apelido de FLOR ele e os irmãos ganharam quando seu pai adoeceu e sua mãe passou a ser responsável pelos negócios e propriedade do marido.

Inteligente, corajoso, conselheiro, religioso, gostava de ler, escrever e acompanhar –se ao violão. Foi fazendeiro e subdelegado do conglomerado das fazendas do campo da Ema e do povoado de Nazaré. E nunca esquecia as lutas com os índios que carregavam o gado dos fazendeiros que criavam próximo a Serra Negra.

Segundo Luiz de Sousa Nogueira (Luiz Flor): "quando os irmãos Ferreiras vinheram morar na fazenda Poço do Negro (1917- 1918) era homens trabalhadores e ficaram amigos dos nazarenos. É tanto que João Flor tomou Virgulino Ferreira como afilhado de fogueira (uma tradição antiga). Mas não demorou muito eles começaram a fazer desordem na vila de Nazaré e que se agravou muito foi o descumprimento do tratado de paz por parte de José Nogueira". Nesse trato ficou combinado que José Saturnino e os Nogueiras da Serra Vermelha não andariam em Nazaré e Lampião com os irmãos não andariam na Serra Vermelha.

Acontecimento:

José Nogueira tinha vendido um animal, como o comprador demorou a pagar, veio buscar o dinheiro. Foi o limite para os Ferreiras (Virgulino e Antônio Ferreira) resolverem botar uma emboscada em José Nogueira. Como os tiros eram próximo do vilarejo de Nazaré, João Flor e o subdelegado Gomes Jurubeba acompanhado de outras pessoas, sendo uma dessas pessoas Levino Ferreira e pensando que se tratava de um assalto, já que era dia de feira, correram em socorro a vítima (porque naquela época existiam muitos assaltos para tomar as feiras dos viajantes). Chegando ao local entraram em luta com os suspeitos, após algum tempo, Levino reconheceu seus irmãos e pediu para os nazarenos parar porque se tratava de Virgulino e Antônio Ferreira. Quando findou os tiros e os irmãos se aproximaram, João Flor reclamou de Virgulino porque eles faziam aquilo. O que Virgulino respondeu: “que não tinha nada afilhado atirar em padrinho e padrinho atirar em afilhado”.

João Flor e Gomes Jurubeba mesmo sem fazer parte das volantes se sacrificaram para combater o cangaceirismo. E não deixaram que Lampião circulasse sem ser incomodado por suas terras.

João Flor era casado com Angélica Jurubeba irmã de Gomes Jurubeba e tiveram 10 filhos, eram eles: Euclides, Manoel, Odilon, Idelfonso, Luiz, Américo, Hidelbrando, Valdemar, Donana e Emília.

Os filhos de João Flor muito se destacaram na perseguição dos cangaceiros.

OBS: Matéria compartilhada...


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário