Seguidores

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

FAZENDA CARITA,


Coito seguro do Capitão Virgulino Ferreira da Silva (lampião).

No final de 1928 Virgulino junto com mais alguns cabras atravessam o Rio São Francisco rumo à Bahia. Esta decisão foi revolucionária para Lampião naquela época.


Foi a mesma decisão que Júlio César tomou ao atravessar o "rubicão". Destemido com muito dinheiro no bolso é muita fome, Lampião consegue apoio de coronéis importantíssimos na região de Paulo Afonso.

O Coronel João Gonçalves de Sá (João Sá) foi um deles. Coronel João Sá quando encontrou Lampião pela primeira vez tratou Lampião de igual pra igual. Na ocasião o Coronel João Sá estava indo a Salvador capital da Bahia.

Lampião Então aproveita a viagem do coronel para mandar um recado para o governador da Bahia (Vital Henrique Batista Soares). Era um recado simples dizia Lampião. Lampião proibiu qualquer tipo de Estrada de Rodagem que o Estado Viesse a fazer. O Coronel Então falou que ia dar o recado. semanas depois houve um novo encontro é a amizade já estava selada.

Recentemente o pesquisador e escritor Sandro Leite Cavalcante (sandro Lee) autor do livro, {Paulo Afonso histórias é roteiros do Cangaço}. 

Esteve em um desses locais onde o coroné e o capitão se encontravam para festejos promovidos pelo Coronel é também para o descanso do bando.

FAZENDA CARITA 
que fica na divisa entre os distritos de Jeremoabo é Sítio do Quinto.

A Fazenda Pertenceu primeiramente o barão de Jeremoabo (Cícero Dantas Martins) sendo comprada depois pelo Coronel João Sá onde era usada como casa de campo.

Casa essa que teve diversas passagens de cangaceiros e ali foi promovido almoços e hospedagens para a cabrueira do capitão Virgulino.

Não posso falar tudo que foi descoberto pelo grande rastejador Sandro Lee, mas garanto que vem coisa nova por aí.


http://blogodmendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário