Seguidores

terça-feira, 31 de março de 2020

RIO IPANEMA, O QUE DE FATO ACONTECEU

Clerisvaldo B. Chagas, 31 de março de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.284
BARRAGEM, PARTE DE CIMA. (FOTO: B. CHAGAS).

Quero esclarecer DIDATICAMENTE e como geógrafo, o que aconteceu com o rio Ipanema em nossa cidade. O riacho fica para depois. Vamos falar sobre cheia, pontes, ruas e pessoas, pela ordem, para os santanenses aterrorizados que estão ausentes.
1.   A cheia do rio Ipanema foi provocada pela intensidade das chuvas em Pernambuco. Algumas barragens menores não resistiram. A maior, da Ingazeira, na cidade de Venturosa, teve que abrir comportas.
2.   Apesar de tudo, essa não foi a maior cheia do rio Ipanema, nem também foi a que mais deu prejuízo.
3.   Temos três pontes em evidência: da Barragem, do Padre e do Comércio. a) A ponte da Barragem (assoreada) leva ao alto sertão. Construída em 1951. Nada aconteceu ali, além do espetáculo da queda das águas nas suas sete bocas. Foi interditada por algumas horas como medida de segurança. B) A Ponte do Padre liga o Bairro Camoxinga ao Comércio. Foi inaugurada em 1948. Está situada sobre a foz do riacho Camoxinga. O espetáculo ali foram as águas do riacho que ficaram represadas pelas águas do rio Ipanema. Nada houve com a ponte. Foi interditada por algum tempo por medida de segurança. c) A ponte do Comércio que dá acesso aos Bairro Domingos Acácio e Floresta (1969) teve o seu vão lavado por cima por causa de construções em baixo obstruindo as águas (Pode uma coisa dessa?). Também foi interditada até baixarem as águas.
4.   Ruas. Nem uma só rua de Santana fora dos limites de cheias normais e cheias máximas, sofreu qualquer tipo de danos. Todas as que estavam dentro do leito do Ipanema de cheias normais e cheias máximas, sofreram as consequências. Pela ordem: casas dentro da área da barragem, parte de baixo;
Muros e construções avançadas no leito; becos cujas últimas casas estavam no leito do rio de ambas as margens: ruazinha por trás da Rua Delmiro Gouveia, dentro do leito; Rua da Praia construída dentro do leito, limite máximo do rio.
5.   Prejuízos somente material.
6.   Quais foram as autoridades que deram o “Alvará de Habite-se” ou fizeram vistas grossas ou mesmo incentivaram os mais pobres a morar dentro do rio Ipanema? Na ausência do dono do leito chegaram os invasores. O dono do leito voltou e  procura avidamente o que é seu.
7.   Infeliz povo enganado.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário