Seguidores

terça-feira, 15 de setembro de 2020

LAMPIÃO - ORGULHO DE SER NORDESTINO

Por Osvaldo Abreu ( Abreu)

Alto da Compadecida, 15 de setembro de 2020
Cada um tem um destino,
O meu foi guerrear,
Fui criança, fui menino,
Um adulto a lutar.
Eu me chamo Virgolino,
Serra Talhada é meu lugar.
Vi morrer meu amigo Sabino
Nas bandas do Ceará,
Do homem é grande tino:
Lutar, avançar e recuar.
Corpo aberto é coisa de menino,
Sempre e sempre do homem desconfiar.
Da Igreja bate o sino,
É preciso se alertar,
Rezar, orar e cantar hino,
A Deus sempre louvar,
Receie do homem sempre rindo,
Ele pode lhe aprontar.
Deus está no sol surgindo,
Deus está na grandeza da vida,
À noite, uma lua cheia se abrindo,
A dor de perder os pais é bem sentida,
Um dia será escuro, será findo,
Virar a última partida.
Haverá sempre um instante feliz,
Felicidade total só no paraíso,
Homem deve ter palavra e não apagar de giz
Ter seriedade e pouco riso,
De dente aberto vive a meretriz,
Honrar seu compromisso.
Cumprir o que prometeu.
Ao amigo ser fiel,
Judas traiu o filho de Deus,
Breve ao céu foi Jesus,
A morte moral é um já morreu,
Aí, o cabra fica sem luz.
Qual a esperança do ateu?
Em Deus todo mundo deve confiar,
Muita gente na estrada se perdeu,
Com as coisas do Senhor não se deve brincar,
O espírito jamais feneceu,
O corpo sempre vai se acabar.
Quando eu vive no cangaço
Com os cangaceiros sempre fazia oração.
Não se deve dar a Satanás espaço,
Reza fortalece o coração,
Sem Jesus Cristo a gente é bagaço,
Vale-me meu Padim Ciço Romão!
Eu me nasci em Vila Bela,
Hoje, o nome é Serra Talhada,
Vi a moça bonita na janela,
Vendo o retirante da estrada,
A seca do sertão é perigosa fera,
Triste uma panela sem nada.
Fome e seca, triste sertão,
O sertanejo é homem forte,
Sou Virgolino Ferreira, o capitão,
Vinte anos de cangaço, correndo da morte,
Meu apelido é Lampião,
Um bom destino é boa sorte.
Tenho orgulho de ser nordestino,
Pernambuco é meu Estado,
Sou Lampião, capitão Virgolino.
Sonhei em ser vaqueiro, tangendo gado,
Mas já estava escrito no destino
Que o sonho não era o sonhado.
Sou cabra do Nordeste
Que nunca me entreguei.
A vida da gente é de sobe e desce...
Ninguém é eterno rei,
Quando o menino cresce,
Sofrerá com a traição, disso eu sei.
Todo nordestino tem um sonho maior
De ver o seu povo bem feliz,
Dançando muito forró,
Na terra que sempre quis.
Sertanejo tendo uma vida melhor
E nunca fugir da raiz.
LAMPIÃO - 1936
Foto de Benjamin Abraão

https://www.facebook.com/photo?fbid=1976702245797921&set=gm.1456958324513107

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário