Seguidores

terça-feira, 15 de setembro de 2020

AS VOLANTES

Por João Filho de Paula Pessoa

As Volantes, forças policiais itinerantes de combate ao cangaço, e o Cangaço, movimento bandoleiro nômade e armado, que habitaram e se conflitaram pelos sertões nordestinos por muito tempo, além da diferença de que a primeira exercia sua força e suas ações em nome da lei e o outro não, detinham uma série de similaridades. Suas indumentárias eram as mesmas, ao ponto de confundir a população que não distinguia volantes de cangaceiros, suas táticas, utensílios, armamentos, alimentos, pousos e dormidas, condições à que se submetiam na caatinga também eram as mesmas. 

O calor, o sol, a sede, a fome, os perigos da mata e as dificuldades de locomoção eram inerentes aos dois. O assombro que causavam aos sertanejos era o mesmo, ambos praticaram os piores desatinos e horrores no sertão, ambos eram violentos, espancavam, torturavam e matavam. Tanto nas Volantes como no Cangaço habitava o mesmo sentimento motivador de vingança entre seus integrantes, muitos viraram volantes em razão de alguma violência sofrida pelo cangaço e muitos viraram cangaceiros em contra partida a alguma violência que sofreram das volantes, havendo ainda Volantes que viraram Cangaceiros e Cangaceiros que viraram Volantes. 

O sentimento de raiva de um para o outro era na mesma intensidade e a fúria com que se matavam também, bem como o prazer com que despojavam o outro ao se abaterem. Perante a população sertaneja exerciam os mesmos danos e sentimentos, de medo, dor, pavor, revolta e apoio de alguns e ojeriza de outros. Cangaceiros e Volantes travaram por muitos anos, uma epopeica luta nos sertões nordestinos, com enormes perdas e sofrimentos, inúmeros mortos e feridos, encerrando o ciclo desta saga histórica, com o fim do Cangaço, tendo o sertanejo como um grande perdedor neste fenômeno. João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza. 14/09/2020.

Obs: Nossos contos também são contados em vídeos no YouTube. Canal - Contos do Cangaço.

https://www.youtube.com/channel/UCAAecwG7geznsIWODlDJBrA

https://www.facebook.com/groups/1995309800758536

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário