Seguidores

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

ALGUNS DEPOENTES FANTASIAM O XADREZ DO CANGAÇO QUE OS PESQUISADORES, ESCRITORES E CINEASTAS JÁ COMPLETARAM COM TODAS AS PEÇAS.

 Por José Mendes Pereira

https://www.youtube.com/watch?v=LlRUVNBD4-E&feature=share&fbclid=IwAR01_XkCENI7KG7cTlRTZQqinoWTIUQK2O_rboHMTq8Q6gt-k5koFQCRCPc

Eu não sei quantos fantasiosos ainda irão aparecer, dizendo que participaram da chacina dos cangaceiros na Grota do Angico, em Sergipe, que o Lampião não estava no momento do tiroteiro, porque havia fugido juntamente com Maria Bonita, e o casal iria usufruír da liberdade no Estado de Minas Gerais, vez que nunca mais tinha tido sossego. 

Num domingo de 8 de março de 2020 os pesquisadores Raul Meneleu e Osvaldo Abreu entrevistaram um senhor de nome Nivaldo Vieira, tendo este repassado para eles (entrevistadores), que o volante "José Panta Godoy" que participou de uma das volantes comandadas pelo tenente João Bezerra da Silva, e que juntas atacaram o bando de facínoras da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia.", na madrugada de 28 de julho de 1938, contara a ele (Nivaldo Vieira - só como melhor entendimento) que Lampião tinha fugido baleado do combate do Angico. 

No meu entender, acho difícil que o José Panta de Godoy tenha dito isso a este senhor de nome Nivaldo Vieira, ou a qualquer outra pessoa que se interessa pelo assunto cangaceiro. Não quero dizer que ele esteja mentindo, mas fantasiando, sim, isso eu acredito de corpo e alma. Parece-me que o Panta de Godoy era um homem sério, não iria jogar uma aberração desta, que poderia desfilar na imprensa escrita e falada no Brasil e possivelmente no mundo inteiro.

O mais interessante é que, os pesquisadores, escritores e cineastas do cangaço não tomaram conhecimento que Lampião tenha se tratado do ferimento provocado pelas balas do massacre aos cangaceiros em algum lugar do nordeste, e nem tão pouco lá por Minas Gerais ou Goiás, se é que ele escapou da chacina, coisa que é muito difícil isso ter acontecido. 

Clique no link acima que está abaixo do vídeo, para você tirar as suas dúvidas, e não achar que eu estou criando fatos inexistentes.

Em uma matéria do jornal Folha de São Paulo - Brasil, escrita pelo jornalista William França, do enviado especial de 13 de novembro de 1996, conta o seguinte:

(...)

Pelo menos um dos soldados que participaram do ataque a Angico, Sebastião Vieira Sandes, 81 anos, o Santo, duvida da morte de Lampião. 

Mas vejam abaixo, o cujo policial Santo aceita que quem ali estava morto, era mesmo o rei do cangaço capitão Lampião.

"Pela história, o José Panta Godoy sabia que eram eles. Mas foi o soldado Santo quem confirmou", afirmou Panta. 

"- Ele disse para eu não esbagaçar a cabeça daquele homem, porque ele era Lampião". 

Esta informação foi dada pelo próprio José Panta Godoy ao citado jornal. E como é que este senhor que aparece no vídeo, dizendo que o Panta Godoy teria lhe dito, que o capitão Lampião fugiu do combate, e foi embora para Minas Geras? 

Santo era o único que conhecia Lampião pessoalmente, porque, antes de ser da volante (policial), tinha servido ao bando do cangaceiro - foi obrigado a trocar de lado pela polícia, mas ainda respeitava o ex-patrão.

Santo, que mora em Maceió, recusa-se a dar entrevistas. Segundo sua família, sempre o chama de "cabra da peste mentiroso" que afirma que esteve envolvido na morte de Lampião.

Mas em relação a este assunto a família do Santo deve aceitar a sua participou mesmo do ataque aos cangaceiros, porque é confirmado pelo próprio policial da volante José Panta Godoy, 83 ano, o cabo Panta (a quem se atribui o tiro fatal em Maria Bonita), disse à Folha, em Maceió, que nenhum integrante da volante - exceto Santo - conhecia Lampião ou Maria Bonita.

Tudo bem, se Panta não conheceu os reis do cangaço pessoalmente, mas se degolou a Maria Bonita, e por sempre ver a sua foto nos jornais, lógico que sendo policial com um pouco de psicologia, mesmo a matando, estava com a imagem dela gravada na sua mente. E Lampião muito mais seria fácil de reconhecê-lo.

Link para comprovar: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/11/13/brasil/24.html

Em sua avaliação, uma resvalou no punhal antes de se alojar na região umbilical; outra, varou a cartucheira de ombro na altura do coração; e uma terceira penetrou no crânio, disparo reivindicado pelo soldado Panta de Godoy.

“A grande novidade da perícia são os buracos de balas encontrados nas alças dos bornais de Lampião. Um nas costas e outro no ombro“ revela o diretor do documentário, garantido que esta ocorrência, até agora desconhecida entre os pesquisadores, vai aquecer novos debates sobre o assunto".

Um jovem aqui aparece no site em um comentário com o nome Angicoturismo, escreveu:

" - Tive a honra de entrevistar o Sr José Panta de Godoy em sua residência em Delmiro Gouveia em 1998, (parte do vídeo disponível no canal do amigo Aderbal Nogueira), na ocasião Panta de Godoy afirmou que degolou Maria Bonita e "finalizou um cangaceiro com uma bala na cabeça" que depois soube que era Lampião. Infelizmente algumas pessoas insistem em algo que é definitivo: Lampião morreu em Angico, em 28 de julho de 1938. Mas como toda personagem histórica de importância ele morre a cada ano em lugares de diferentes".

Informação ao leitor: 

Eu tentei localizar o vídeo do Aderbal Nogueira que tem o José Panta Godoy, mas por existirem outros com ele, não o encontrei. 

O que eu escrevi não prejudica os escritores, pesquisadores e nem tão pouco os cineastas do cangaço. Não tem nenhum valor para a literatura lampiônica. São apenas as minhas inquietações, assim dizia Alcino Alves Costa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário