Seguidores

segunda-feira, 26 de abril de 2021

O MÉDICO NAZISTA

Por Beto Rueda 

Estamos em janeiro de 1935. Londrina(PR).

Peter Kurt Müller, cirurgião militar durante a Primeira Guerra Mundial, o médico veio contratado para comandar o hospital da Companhia de Terras Norte do Paraná, o primeiro do lugar. Era um patriota tão convicto que hasteava a bandeira alemã em sua casa, localizada em frente ao hospital, em toda data festiva de seu país. Vestia o uniforme militar para a cerimônia, embalada pelo hino nacional alemão, tocado em um gramofone.

Era austero, disciplinado e agia com os pacientes, como se fossem soldados. Por isso, não era visto com simpatia pela população.

Müller veio para Londrina em 1933. Um mês e meio depois da emancipação da cidade, no final de 1934, cometeu um crime de grande repercussão: matou o conterrâneo Julio Von Schütz, funcionário da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná e que mantinha um caso amoroso com a sua esposa.

Müller fugiu da cidade por causa desse crime, o primeiro ocorrido na pequena Londres.

O jornal Paraná-Norte, primeiro jornal de Londrina, assim tratou o fato: “Quinta-feira última pela manhã a cidade esteve emocionada. Um nervosismo intenso dominava a população, entristecida com trágico acontecimento que tão grave abalo causou em todo mundo. Corria uma notícia quase impossível. O Dr. Müller havia abatido a tiros seu compatriota”.

O crime, explicou o “Paraná Norte”, de 27 de janeiro de 1935, ocorreu porque, “gravemente ofendido em sua honra por Julio Von Schütz”, Müller “foi fazer a este uma interpelação”, porém, “mal recebido pelo interpelado, e ante uma nova injúria, pesada e gravíssima, o Dr. Müller, saindo de sua calma habitual, saca o revólver e detona três tiros contra Von Schütz que, gravemente ferido, veio a falecer cinquenta minutos depois”.

Após fuzilar o amante de sua esposa, o médico fugiu para a Alemanha, onde tornou-se oficial do exército de Hitler.

Um trágico acontecimento pouco conhecido em terras paranaenses, onde um crime mudou o rumo da vida do médico alemão que veio para salvar vidas e que partiu para os horrores da guerra mais uma vez.

#londrinaemfotos

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1913979562099484&comment_id=1914883072009133&notif_id=1619444491109808&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário