Seguidores

terça-feira, 20 de julho de 2021

A CANGACEIRA FOGOSA

Por Mulheres no Cangaço 

Nascida em Santana de Ipanema, Bahia (Bahia ou Alagoas?), Jovina  filha de agricultores namorava com Lino de Souza. Ele, mesmo sendo pacato resolveu entrar no Cangaço e pouco tempo depois, já era chefe de um subgrupo de Lampião. Sentindo-se importante, foi buscar a namorada no ano de 1936. Lino recebeu o apelido de Pancada (não se sabe o motivo) e sua jovem companheira passou a chamar-se de Maria de Pancada.

Era comunicativa e de personalidade forte, mas a sua característica principal era a libertinagem, na linguagem do bando. Tida como a mais fogosa do bando, traiu Pancada várias vezes com os companheiros do bando e numa das ocasiões, Corisco, quis matá-la, pois esse tipo de comportamento não era permitido no Código de Honra Cangaceiro. Dizem que o seu companheiro vivia mal-humorado…

Entretanto, o apetite sexual de Jovina falava mais alto. Após a morte de Lampião, ela se entregou à polícia e voltou para a família. Escapou da morte várias vezes. Um caso raro no Cangaço. Aqui, ela está junto de Pancada.

https://www.mulheresdocangaco.com.br/project/a-cangaceira-fogosa/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário