Próximo dia 28, quando se rememoram os 83 anos do massacre em Angico, o jornalista Humberto Mesquita estará lançando seu mais novo trabalho, “Raízes do Cangaço”.
Com 360 páginas é um livro que aborda o movimento como consequência das desigualdades no sertão nordestino, onde o coronel era dono de todas as decisões.
Sua pesquisa foi até a raiz dos problemas e traz à tona as revoltas ocorridas no Nordeste desde a época da colonização.
“Existiram muitas, todas elas provocadas pela ação nefasta dos colonizadores que quiseram escravizar inicialmente os silvícolas, e como não conseguiram, foram buscar os negros africanos. Essa introdução só trouxe consequências mais danosas e as desavenças se multiplicaram” comentou o autor.
Humberto faz um relato desses acontecimentos. Essas rebeliões criaram o cenário para a grande revolta que foi o Cangaço de Jesuíno Brilhante, Antônio Silvino e Lampião, além de todos os outros protagonistas que fizeram parte desse cenário.
Novos personagens se incorporaram aos conflitos com a chegada das volantes. O coronel esteve no centro de tudo ao lado dos Cangaceiros, ora lutando contra eles, mas sempre participando do conflito.
Esse livro é robusto porque fala do cangaço, mas traz suas raízes. O autor mostra também a odisseia que foi a busca para encontrar os fugitivos de Angico.
Quanto? R$ 70 (com frete incluso)
Para adquirir entre em contato com o sebista Professor Pereira Francisco Pereira Lima pelo Whatsapp (83) 99911- 8286.
Também no dia 28 ele promove em seu canal no YouTube “O encontro dos descendentes do Sertão”. Não perca !
Nenhum comentário:
Postar um comentário