Seguidores

quinta-feira, 29 de julho de 2021

ANANIAS IRMÃO DE MARIA BONITA TINHA DÚVIDA, QUEM REALMENTE, ERAM SEUS PAIS.

Por José Mendes Pereira

A paternidade do Ananias Gomes de Oliveira que era irmão de Maria Gomes de Oliveira a Maria Bonita, me deixa sem rumo e sem graça, porque, alguns familiares colocaram na sua mente que ele era filho legítimo de Maria Bonita com Lampião. Na história do cangaço o velho guerreiro Lampião só tem um único filho, e reconhecido historicamente, que é dona Expedita Ferreira Nunes, a qual mora em Aracaju, no Estado de Sergipe.

Expedita Ferreira Nunes filha de Lampião e Maria Bonita.

Sabemos que durante o tempo que Maria Bonita  viveu com o Lampião no cangaço, teve três abortos, fazendo um total de quatro filhos gerados em seu útero, contando com dona Expedita, tendo esta nascida em Porto da Folha, atualmente é a cidade histórica de Poço Redondo, no Estado de Sergipe, hoje ela está com 88 anos, e reside na capital de Sergipe, Caruaru, e segue honrando a memória de seus pais, dando entrevistas aos estudiosos do cangaço quando solicitada.

No ano de 2005, surgiu um fato com grande possibilidade de ser real, que o Ananias Gomes, um dos onze filhos de Maria Joaquina da Conceição (Maria Déia) e José Gomes de Oliveira ou José Felipe, não era filho dos pais de Maria Bonita, e sim, seria filho de Lampião e da própria Maria Bonita. E a partir desta descoberta, tudo mudou. 

Dr. Antônio Amaury Correia

Li que uma descoberta do Dr. Antônio Amaury Correia, um grande escritor e pesquisador do cangaço, ouviu de um major reformado do exército de nome José Mutti, um ex-volante da polícia, e que este teria sido genro dos pais de Maria Bonita, que foi esposo de Antonia Gomes de Oliveira, ter ouvido em segredo da própria mãe de Maria Bonita (a dona Déia), que o Ananias era filho do homem (ela quis dizer referindo-se ao capitão Lampião) com Maria Bonita. 

 Antonia Gomes de Oliveira

Quem ler histórias sobre cangaço, e assim como eu que não tem muita segurança sobre o tema, com isso, fica meio assustado e se perguntando: Mas quem seria a mãe do Ananias de verdade, Maria Bonita com o Lampião ou...?

O cangaceiro Volta Seca

O cangaceiro Volta Seca que ainda era menino na época, e que acompanhou Lampião, no ano de 1929, falou ao Jornal “O Pasquim” que viu Maria Bonita grávida de Expedita Ferreira Nunes, que nasceu no ano de 1932, e quem cuidou dela foi a sua mãe Maria Joaquina. Clique no link: - http://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/12/entrevista-de-volta-seca-jornal-o.html

A verdade não aparece em nenhum caso deste. Ananias que foi considerado filho de criação de dona Maria Joaquina é também uma criação dela, para que ele se tornasse filho de Lampião e Maria Bonita, porque, para ele ser filho de Maria Bonita, o namoro dos dois teria nascido em 1928, ou no início de 1929, vez que a data de nascimento de Ananias, não bate com a entrada de Maria Bonita no cangaço. Com certeza, grávida ela não foi para o cangaço.

O mais interessante é que dona Maria Joaquina segredou a paternidade do Ananias ao seu genro major reformado José Mutti, sendo Lampião e Maria Bonita. E qual seria a sua intenção de falar isto em boca de cumbuca ao seu genro, já que a vizinhança toda sabia muito bem quem seria o pai e mãe do Ananias? Dona Maria Joaquina falava a verdade, ou estava querendo criar fatos para entregar aos jornalistas, pesquisadores, cineastas e escritores?

Nem o capitão Lampião e nem a rainha do cangaço Maria Bonita, jamais na vida, esconderam nada da sua trajetória de bandidagens. A história do casal era exposta em um enorme livro aberto. E por que tinha que ficar em segredo a paternidade deste filho? Pura invencionice de quem planejou esta história fantasiada.

Em um texto que eu li, não sei quando e nem de quem, o exame "DNA" do Ananias Gomes de Oliveira deu negativo, assim sendo, Ananias não tem sangue como filho da Maria Bonita e nem de Lampião, e sim, o seu sangue é de irmão da cangaceira.

Ananias em uma entrevista que cedeu a um repórter disse o seguinte: "Não tenho interesse em nada de Lampião, apenas a verdade. E se eu for filho de Lampião vou ficar chateado, pois é uma coisa ridícula abandonar o filho. Jamais faria isso com a minha família", disse Ananias:

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/04/polemica-da-suposta-paternidade.html

Eu não entendo o porquê dele dizer que "não queria nada de Lampião". O que o rei Lampião deixou, após a sua morte que aconteceu em 28 de julho de 1938, ficou com os policiais que os perseguiram até matá-lo, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe. Após a sua morte, o que tem o velho guerreiro, é somente Expedita Ferreira e a fama internacional de cangaceiro. Nada mais.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário