Clerisvaldo B. Chagas, 7 de julho de 2021
Escritor Símbolo do Sert]ao Alagoano
Crônica: 2.570
Por falta de condições, inúmeros abatedouros de bovinos foram fechados em cidades alagoanas. Isso já faz bastante tempo. Estamos mandando abater as nossas reses em Arapiraca com o nosso antigo e obsoleto matadouro localizado às margens do Ipanema sem atividade. O governo estadual elaborou um plano de construir matadouros regionais para atender com presteza cada uma das regiões de forma mais moderna possível. Pois bem, tudo indica que chegou a vez de Santana do Ipanema que tem mais de 200 homens na atividade de marchante. Foi divulgado que o governo estadual e municipal, estão entrando em parceria e que logo o novo terreno do matadouro será visitado pelo IMA e ADEAL para avaliação do projeto.
Santana do Ipanema ganhará assim um presente dos céus. Além da companhia que irá administrar o órgão, a sociedade terá um lucro extraordinário em relação a Saúde, deixando de consumir carne desclassificada. Pensem quando tudo tiver pronto (essas coisas são demoradas) os milhões e milhões que circularão todas as semanas em nossa cidade! Criadores, boiadeiros, marchantes, transporte de gado e tantos e tantos empregos que serão assistidos no entorno da atividade. Dizem que a capacidade é para se abater até 200 reses/dia. É o comércio da carne, do couro, dos ossos... Até porque “do boi não se perde nem o berro”. O seu regionalismo abrange as cidades do Médio Sertão e a Bacia Leiteira, o que se vislumbra como “negócio da China”.
Valeu o período de sacrifício para os que vivem do gado e para a população que procura consumir produtos frescos e seguros para a firmeza da saúde do município. Enquanto o território de Dois Riachos continuará dando seus espetáculos de feiras de bovinos, nós trilharemos pela senda do abatedouro, do frigorífico, do movimento sertanejo que não para nunca. Outra oportunidade dessa para alavancar mais ainda o município, somente quando a prefeita resolver trazer uma faculdade de Medicina para Santana, pública ou particular.
Estamos atentos às coisas que dão futuro à “Terra de Senhora Santana”.
E o melhor é que todos nos acompanharão nesse futuro.
UM DOS ASPECTOS DO CENTRO COMERCIAL DE SANTANA DO IPANEMA. (FOTO: B. CHAGAS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário