Seguidores

segunda-feira, 28 de março de 2022

NA TERRA DA MARTA

 Clerisvaldo B. Chagas, 28 de março de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.680


       O município de Dois Riachos, entre Cacimbinhas e Santana do Ipanema, tirou a sorte grande. A terra da jogadora Marta acaba de inaugurar o asfalto que liga a BR-316 ao povoado Pai Mané que possui um dos maiores açudes de Alagoas. O governador prometeu e cumpriu com intensa rapidez essa incrível obra. Um dos pontos turísticos altamente valorizado daquele município, forma parceria natural agora com a Pedra do Padre Cícero já consolidada pelo turismo religioso e pelas levas e mais levas de romeiros que prestigiam anualmente o local. Coincide que a entrada de acesso ao Pai Mané, fica bem vizinha à Pedra do Padre Cícero.  Isso permite que o visitante visite os dois lugares em uma só viagem e com todo conforto viário possível.

 ACESSO AO PAI MANÉ (FOTO: NENO CANUTO/DIVULGAÇÃO).

São 5,7 km de estrada inaugurada que assim consolida o trio econômico do próprio Dois Riachos: o açude, a pedra e a feira de gado, atrativos de além fronteiras. Para melhor informar, cidade e município são banhados pelo riacho Dois Riachos que empresta o seu nome como afluente poderoso do rio Ipanema. Este é mais uma atração histórica e estética da cidade. Ultimamente a Terra de Marta – que tem faixa receptiva na entrada do comércio – vem se destacando no sertão de Alagoas, desenvolvendo e atraindo cada vez mais gente para turismo, negócios e lazer. Portanto, a ligação asfáltica ao povoado Pai Mané, soa como uma ordem de serviço para outros importantes povoados sertanejos, como São Félix, Óleo e Pedra d’Água dos Alexandre, em Santana do Ipanema e muitos outros da região, cansados de poeira e lama.

Sem querer endeusar o atual governador, nunca se fez tanto pelas estradas sertanejas e pelo Sertão, no todo. Mas o governador vai renunciar para concorrer ao senado. Quem irá assegurar um novo “boom” sertanejo? Quem garante? Sem apontar erros, apenas benefícios, meu pai dizia que “um bom administrador mora longe um do outro, um aqui outro na Mata Grande”, exemplificava. Os demais povoados sertanejos não contemplados com acessos asfaltados, certamente ficarão arrepiados com um novo gestor estadual seja ele quem for. Mas, como define a sabedoria popular nordestina: “é melhor uma esperança longa do que um desengano cedo”.

Afinal, a pisadinha de espera sertaneja é secular.

Virá por aí um bom administrador ou apenas um Zé Banana!


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário