Seguidores

domingo, 30 de abril de 2023

MENOR MUNICÍPIO POTIGUAR

 Por Epitácio de Andrade Filho

Encravado na área de proteção ambiental (APA) Bonfim-Guaraíras, existe um recanto paradisíaco lacustre-praiano. Localiza-se no Agreste/Litoral Oriental norte-rio- grandense. O antigo povoado de Surubajá (Lugar rico em peixe bagre -tupi-guarani), dista 57 km de Natal.

Com suas dunas, rios, lagoas, Mata Atlântica e manguezais, essa recôndita vila de pescadores tem belezas exuberantes.

Em 1924, uma grande enchente provocou o rompimento da barra que separava a lagoa do oceano, transformando-a em laguna e assim com essa nova conformação geo-hidrológica, o manancial lagunar passou a obedecer ao fluxo da maré. A desértica Malembá é sua única praia.

O Rio Trairi, proveniente da Serra do Doutor, forma o braço esquerdo da Laguna de Guaraíras e teve seu curso desfigurado pela construção de viveiros para o cultivo de camarão.

Tainhas, carapebas, robalos e bagre, que deu nome à ancestral Surubajá, além de ostras, são espécies que formam o pescado de Guaraíras (Pouso das garças). Seus pouco menos de 4 mil e 500 habitantes se distribuem em dois aglomerados urbanos: A sede, local da administração municipal e o Distrito de Carnaúba, onde está a maioria da população.

No ano de 1997, começou a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário estadual de saúde coronel médico José Carlos Passos fez a sugestão e o prefeito constitucional João Batista de Santana nomeou a enfermeira Francisca Doracy de Oliveira como secretária municipal de saúde. Na época, existiam dois serviços: O Hospital de Carnaúba e o Centro de Saúde da sede.

Foi criado o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

Entre as principais ações desenvolvidas no período está o enfrentamento à epidemia de dengue.

Foi uma das primeiras vezes no RN, que uma gestora de município de pequeno porte fez parte do COSEMS(Conselho de Secretários Municipais de Saúde). Doracy Oliveira chegou a ocupar o cargo de secretária deste colegiado.

Em maio daquele ano, foi criado o Programa de Saúde Mental. O médico psiquiatra Epitácio de Andrade filho e a enfermeira sanitarista Denise Oliveira Costa formavam a equipe do mais longevo serviço criado no início da municipalização da saúde. O Programa de Saúde Mental existiu até 2015, ora institucionalmente, ora fora da institucionalidade.

Com 26,1 km², Senador Georgino Avelino é o menor município do Rio Grande do Norte.

Já depois da conclusão das atividades do Programa de Saúde Mental, o médico e escritor Epitácio Andrade lançou seu livro “Fui ao Croatá...” em 2016. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores, com a presença da prefeita municipal Estela Sena,  da presidente da Câmara Roseli Maria da Costa, do servidor público Erivaldo Lins (in memoriam) e do médico Canindé Ferreira. Durante o encontro, o cantor Cláudio Saraiva fez interlúdios musicais e houve intervenções lúdicas dos artistas circenses Alberi (Palhaço Tutti-frutti) e Josy Silva.

Estuário da laguna de Guaraíras

Malembá Guaraíras.

Doracy e Zeca Passos.

Senador Georgino Avelino  Viveiros de camarão.

Epitácio Andrade em Carnaúba.

Senador Georgino Avelino em 1997.

Carnaúba Hospital.

Centro de saúde de Senador Georgino Avelino.

Doracy- Dengue.

Doracy -SUS.

Georgino - PACS.

Doracy - COSEMS.

Doracy PMSGA.

Epitácio e Denise em 2021.

Fui ao Cratá... em Senador Georgino Avelino.

Enviado pelo o autor.

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário