Seguidores

domingo, 30 de abril de 2023

CARTAZ

Clerisvaldo B. Chagas, 28 de abril de 2023

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.874

Quando uma pessoa focava famosa, muita falada... Era costume se dizer: “você tem cartaz”. Todavia, desde os tempos de funcionamento do cine-Glória, à Rua Coronel Lucena, que também a gente chamava o anúncio do filme ou do jogo do Ipanema, de cartaz. Mesmo quando o cine-Alvorada, no centro da cidade, substituiu o cine-Glória, a denominação do anúncio continuou sendo cartaz. Alguém no cinema pintava uma espécie de compensado de cerca de 1,5 a 2m de altura falando sobre o filme da noite. Outro alguém colocava o cartaz às costas e o conduzia até o ponto estratégico chamariz: o poste da esquina do “Hotel Central” de Maria Sabão, centro da cidade e vizinho à igreja Matriz de Senhora Santana. Mas havia outro cartaz com os mesmos dizeres que ficava em um poste perto da Churrascaria Maracanã.

Interessante era que os cartazes ali colocados nunca foram vandalizados por ninguém. E por aquele anúncio você decidia se iria ou não ao filme da noite. Afora os cartazes dos postes, os cines também exibiam anúncio das próprias partes dos filmes nos cartazes em papel de parede que eram vistos através das grades da porta do cine-Glória ou através das vidraças do cine-Alvorada. De modo que quando estávamos assistindo ao filme, costumávamos gritar “confere!”, quando a cena do filme chegava à mesma do anúncio lá de fora. Ambos os cinemas eram ótimos, correspondiam plenamente ao conforto esperado pelo usuário. Nada como um bom filme mastigado com pipoca!

Quando não estava no ponto o cartaz do cinema, estava o do futebol anunciado jogo. Era Ipanema com o Ipiranga, com o CSA, CRB, CSE, Penedense, Capelense ou times de Águas Belas, amistosos. Quanto de onde vinham os cartazes de jogos não sabemos. Mas devia haver um profissional da pintura ganhando para isso. Colocavam o cartaz de pé, no poste e passavam uma corda para amarrá-lo. Nos degraus das casas comerciais perto do poste, os fãs do futebol estavam sempre sentados com as resenhas da hora. Mas alguém pode alegar que um cartaz é apenas um cartaz. Pode ser, sim, quando apenas olhado por esse ângulo. Todavia, pode representar uma grande fonte de pesquisa que poderia ajudar a desenvolver a narrativa da história.

NOTE O CARTAZ NO POSTE DE ESQUINA. CENÁRIO DOS ANOS 60, COM PARTE DO “PRÉDIO DO MEIO DA  RUA” E DO ‘SOBRADO DO MEIO DA RUA’

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2023/04/cartaz-clerisvaldo-b.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário