Seguidores

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

CANGAÇO ETERNO...

Por Helton Araújo

Em 26 de maio de 1934, era morto por dois civis, o cangaceiro Hortêncio Gomes da Costa, vulgo Arvoredo. Seus algozes foram os jovens Cícero José Ferreira, conhecido como Xisto e João Biano da Silva, conhecido como João Biana ( o ).

Fotos : Créditos ao mestre Rubens Antônio.

O feroz cangaceiro que buscava por água para seu mantimento e de seus poucos cabras, se deparou com os jovens que estavam em busca de alguns jumentos da propriedade rural da família que haviam desaparecido. Logo foram feitos de reféns e obrigados a seguir com o afamado cangaceiro. Com medo de serem mortos os jovens reagem e lutam bravamente com o temido cangaceiro, que apesar de ser mais forte fisicamente, levou desvantagem por estar equipado com muito peso, Arvoredo levou diversos golpes de canivete que João Biana ou Biano ( como preferirem ) carregava, diz uma das versões que Xisto tentou fugir mas foi ameaçado por João.

Fotos : Créditos ao mestre Rubens Antônio.

Depois de deixarem o cangaceiro caído, fugiram mas precisavam levar provas a polícia, ao voltarem ao local se depararam com Arvoredo rezando suplicando para não morrer já em estado gravíssimo, arrancaram o patuá que o mesmo carregava no pescoço e o executaram a golpes de facão.

Para provar aquele acontecimento a polícia da região ( povoado Barrinha ) levaram um braço de Arvoredo até eles. A polícia ao saber do ocorrido acompanhou os rapazes até o local e comprovou a veracidade dos fatos.

Arvoredo foi enterrado no cemitério velho de Jaguarari, Bahia. Os jovens por terem executado o temido bandoleiro receberam uma recompensa de 4 conto de réis.

O perigoso cangaceiro Calais passou a tomar frente das ações e aterrorizou a região, tendo matado familiares dos algozes de Arvoredo por aqueles tempos.

Abaixo, fotos da cova de Arvoredo no cemitério de Jaguarari, note que na imagem 2 tem a indicação A C, que significa Arvoredo Cangaceiro. Ficando ali o local final do primo de Corisco, um dos cangaceiros mais cruéis que já existiu.
Obs : Existem outras versões para o enredo dessa história.
https://www.facebook.com/groups/179428208932798/user/100075011314548

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário