Seguidores

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

DR. PAULO GUTEMBERG DE NORONHA COSTA.

 Por José Mendes Pereira

"Tive a honra de ser seu funcionário na Editora Comercial S.A. durante 12 anos, e por ele, fui colocado como estagiário no controle da Rádio Difusora de Mossoró durante três meses. Mas a minha preferência, foi pela Editora, onde ali eu achei mais interessante do que rádio. Nunca me arrependi de ter desistido do controle de rádio". 

Dr. Paulo Gutemberg nasceu no dia 12 de abril de 1926, na cidade de Mossoró. Era filho de Antônio de Araújo Costa Filho e Maria Mavignier de Noronha da Costa. Cursou o Primário e Ginasial no Colégio Diocesano Santa Luzia. Formado Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Ceará, em 1949, e foi orador da turma. Após a sua formatura em Direto, retornou à Mossoró, e só passou a exercer a profissão, algum tempo depois. 

Juntamente com seu irmão Renato de Araújo Costa e outros sócios, Paulo Gutemberg fundou as Rádios: Rádio Difusora de Mossoró, em 07 de setembro de 1950. A Rádio Difusora de Areia Branca Ltda, Editora Comercial S/A, e os cinemas Cine Caiçara, Cine Jandaia e Cine Miramar de Areia Branca. 

Na cidade de Mossoró ele exerceu as seguintes atividades profissionais como advogado, professor, jornalista e radialista, tendo sido um dos pioneiros da radiofonia desta urbe. Foi diretor-superintendente da Rádio Difusora de Mossoró, por longos anos, redator e um dos dirigentes do Jornal do Oeste; poeta e compositor, tendo sido um dos compositores do Hino da Resistência de Mossoró. 

Diretor da empresa e proprietário dos Cinemas “Caiçara” e “Jandaia”, em Mossoró e “Miramar”, em Areia Branca; Diretor da .; Diretor da Editora Comercial S/A e do Jornal Oeste; Deputado Estadual à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, entre os anos de 1963 a 1966; Diretor Jurídico da Fiação e Tecelagem de Mossoró S/A – FITEMA, 1966 a 1967; Diretor do Núcleo do SESI, em Mossoró; Delegado Regional da Fazenda Estadual, com sede em Mossoró, entre os anos de 1964 a 1966; Secretário de Administração da Prefeitura de Mossoró; Professor de português da Escola Normal de Mossoró, em 1951 e professor concursado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Ele foi candidato a deputado estadual por mais de uma vez. Dr. Paulo era casado com Maria Helena Nogueira e dessa união nasceram os filhos: Constância Maria Nogueira da Costa, Paulo Roberto Nogueira da Costa, Luiz Antônio Nogueira da Costa e Ricardo Jorge Nogueira da Costa.

No dia 19 de março de 1987, a cidade de Mossoró perdeu o seu empresário Paulo Gutemberg de Noronha Costa, conhecido e tratado por todos, simplesmente como Dr. Paulo Gutemberg, tendo falecido na capital Natal-RN, vítima de um infarto no miocárdio. 

Dr. Paulo ganhou como homenagem uma rua com seu nome, localizada no Loteamento Gurilândia, bairro Santo Antônio, através da Lei N° 620/92 de 23 de março de 1992, uma proposta do então vereador João Newton da Escóssia Júnior, que também já faleceu.

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário