Por Helton Araújo
No estudo do cangaço, sempre surgem debates com relação às bebidas favoritas de Lampião. Cachaça, whisky, vinho... são algumas das citadas.
Na imagem, podemos ver Lampião sendo servido de uma bebida por sua companheira Maria Bonita. Entre o casal, vemos o cangaceiro Juriti e, mais ao fundo, o cabra de vulgo Vila Nova.
Ao analisar a imagem com todo cuidado, mesmo com o ângulo e a qualidade do fotograma dificultando a situação, a única coisa que dá para realmente enfatizar é o formato padrão da garrafa e a circunferência da imagem no rótulo.
Fazendo algumas pesquisas sobre bebidas da época que possivelmente Lampião faria uso, cheguei à conclusão de que, ao que tudo indica, a bebida da imagem seria um Cinzano.
Vale lembrar que o companheiro de estudos Robério Santos já havia levantado essa possibilidade, tanto que há um vídeo mais específico sobre isso em seu canal.
Já vi alguns pesquisadores afirmarem que essa garrafa seria de um conhaque Macieira. Busquei imagens da época e fiz a comparação... ao meu ver, não seria essa bebida. Sendo assim, fico com a versão do Cinzano.
Cinzano é uma marca de vermute italiana, lançada originalmente em 1757 e que, a partir do século XIX, passou a ser comercializada em todo o mundo. Para quem não sabe, vermute é uma bebida alcoólica à base de vinho, com adição de flores ou ervas aromáticas.
Na fotomontagem, apresento o fotograma padrão realizado por Benjamin Abrahão dos cangaceiros, e as imagens do Cinzano — sendo a da esquerda uma garrafa mais atual e a da direita, uma propaganda brasileira da bebida, do ano de 1944.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=722503736926664&set=gm.2780888485453411&idorvanity=179428208932798
http://blogdomendesemendes.blogspot.com+
Nenhum comentário:
Postar um comentário