Seguidores

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

O CANGACEIRO LUIZ PEDRO TAMBÉM ESTAVA NA GROTA DO ANGICO, NO DIA DA CHACINA AOS CANGACEIROS DE LAMPIÃO.

 Por José Mendes Pereira

Luiz Pedro Siqueira o Luiz Pedro do Retiro, entrou para o cangaço no ano de 1924, e estava na madrugada do dia 28 de julho de 1938 na Grota do Angico, e foi assassinado juntamente com 10 facínoras da Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia., do capitão Lampião, em Porto da Folha, atualmente terras pertencentes a Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

O cangaceiro Jararaca

Luiz Pedro foi um dos mais fiéis de Lampião. Segundo alguns pesquisadores, quando Antônio Ferreira da Silva, irmão de Lampião foi assassinado acidentalmente por ele, o cangaceiro Jararaca (o que foi assassinado em Mossoró, no Rio Grande do Norte - Brasil), queria que Lampião o assassinasse, no entanto, propôs que todos os envolvidos pagassem com a vida, por não acreditar que se tratasse de um acidente. Mas Lampião não aceitou a solicitação do Jararaca. 

O coronel Ângelo da Gia foi o grande defensor de Luiz Pedro, afirmando a Lampião que o que acontecera ali, foi nada mais do que um acidente. Lampião aceitou e não justiçou Luiz Pedro.

Segundo alguns escritores, ao saber que seria perdoado, Luiz fez um juramento a Lampião, que passou para a história.

- Seu capitão... O senhor poupou minha vida. Eu juro acompanhá-lo até o fim. No dia em que o senhor morrer, eu morro também! Se coincidência ou não, Luiz Pedro foi assassinado no dia do extermínio.

Este acima é o José Leite de Santana, o cangaceiro Jararaca, de Buíque, no Estado de Pernambuco, que veio para Mossoró com o bando de Lampião e foi baleado no dia 13 de junho de 1927, no momento do ataque à cidade, e preso no dia seguinte, assassinado dias depois  dentro do Cemitério São Sebastião. 

Túmulo do ex-cangaceiro Jararaca em Mossoró. Observe que atrás dele tem outro túmulo. É o túmulo do ex-cangaceiro Asa Branca, que morreu naturalmente, preste a completar 81 anos, no dia 02 de novembro de 1981. Asa Branca casou-se 2 vezes. 

A sua última esposa mora em Mossoró, dona Francisca da Silva Tavares, e é natural de Brejo do Cruz, no Estado da Paraíba. Conheço-a bastante. Sempre a visito em sua residência no bairro Bom Jardim em Mossoró. Dona de uma excelente simpatia.  


Dona Francisca da Silva Tavares ladeada pelos pesquisadores do cangaço Aderbal Nogueira (cineasta Cearense), e Kydelmir Dantas de Oliveira (poeta e escritor), paraibano radicado em Mossoró.

Veja mais clicando neste link:

https://cariricangaco.blogspot.com/2011/12/um-pouco-mais-de-luis-pedro-poralfredo.html

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário