Seguidores

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

O CANGACEIRO "NOVO TEMPO" ESTAVA EM ANGICO NO MOMENTO DA CHACINA AUS CANGACEIROS DE LAMPIÃO.

 Por José Mendes Pereira


O cangaceiro "Novo Tempo" (é o segundo da direita abaixo), estava presente na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe, no momento da chacina aos cangaceiros da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia., na madrugada de 28 de julho de 1938. 

O capitão Aníbal Vicente Ferreira comandante geral das forças de combate ao banditismo resolveu o problema dos remanescentes de Lampião com o coração, enterrando a razão juntamente com uma parte do cangaço. Ele está ladeado por 2 policiais.

Após a chacina aos cangaceiros de Lampião, a maior parte deles se entregou ao capitão Aníbal Ferreira, no dia 19 de outubro de 1938, na Fazenda Nova, numa distância de 22 léguas da cidade de Jeremoabo, no Estado da Bahia. O bando foi escoltado pelo tenente Alípio e por outros membros da coluna volante.

Os cangaceiros que se renderam foram: Mané Pernambucano (ou Mané Pernambuco), Balão, Candeeiro, Juriti, Dulce, Criança, Novo Tempo, Zé Sereno, Marinheiro, Laranjeira, Ponto Fino III, Cuidado, Quina-Quina II, Azulão V e Borboleta, num total de 
15 cangaceiros nesta imagem.

Cada um deles está identificado na fotografia para facilitar a compreensão e o reconhecimento por parte dos estudiosos e admiradores da história do cangaço.

Estas informações você as encontrará no site Cangaço Eterno Oficial.

https://www.instagram.com/p/DMPwM4CuGqB/

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES!


Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas. Desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional. Você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão.
 
Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância.

Guarda na lembrança este lembrete quando estiver no trânsito. Não se exalte. Calma! Calma!

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" siga o nosso blog. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário