Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dadá - esposa do cangaceiro Corisco



Dadá, em 1936.

           
            Aqui está ela em  setembro de 1972, quando acompanhava a exumação dos ossos de seu companheiro Corisco. Observe os ossos de Corisco ao lado esquerdo da ex-cangaceira.


           Ela perdeu a perna esquerda em virtude de ferimentos no pé, no derradeiro encontro com a Volante do tenente José Rufino.

           
            Dadá faleceu no Estado da Bahia, no ano de 1994.  Mesmo ela já sendo casada com um pintor, continuava apaixonada pelo famoso e valente cangaceiro Corisco.



11 comentários:

  1. Anônimo09:46:00

    Cassados, emboscados, mortos menos Corisco e Dadá ferida na perna esquerda, levados para Paripiranga-BA, motivo de curiosidade na cidade, expostos ao povo que os vê com espanto. Chega a carroça com as cabeças dos cangaceiros mortos, olhos esbugalhados, os policiais abrem a caçamba e as derramam na praça da cidade. Todos já avisados das notícias vão ao local, povo, crianças e escolares, e constatam cada um dos cangaceiros que aterrorizaram as cidades invadidas, mataram e praticavam malvadezas e terror. E ainda existem aqueles que defendem esses criminosos...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20:39:00

    NA verdade você que deixou este comentário é um caso típico de pessoa totalmente desinformada no assunto Cangaço. Estude muito antes de dar uma opnião patética destas.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:32:00

    Não conheço muito sobre os componentes do cangaço, porém tenho muita admiração por Lampião, e tenho muita curiosidade em conhecer a verdadeira história de lampião e Maria Bonita, o porquê e quando iniciaram no cangaço? Tenho um fascinio pelo ideal e a bravura desses Nordestinos. Acredito que eles não foram realmente os "vilães"ou lampião um homem realmente mal; Penso que ele era fruto da desigualdade social que ainda hoje impera, ele para aquela época era um "justiceiro" dos não favorecidos e injustiçados, e como atualmente existem os ,predestinados, a serem os "lampiões e as Maria Bonitas" só que de uma forma piorada.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Anônimo:

    Bom que o(a) amigo(a) tivesse colocado o seu nome, mas não tem nada. Agradecemos a sua generosa participação ao nosso blog. Este blog tem muitas histórias sobre o cangaço, e foram escritas por excelentes escritores e pesquisadores do tema.
    Ao lado direito do blog tem o embornal, o qual estão registrados todos os artigos. Se desejar continuar lendo "Cangaço", que é um apaixonante literatura, é só clicar nos títulos, que aos poucos irá tomando gosto, e não demorará você se apaixonar pela literatura lampiônica, ou "cangaço de modo geral.

    Espero que continue acessando este blog, pois você irá adquirir só cultura.
    É claro que eles fizeram coisas ruins, mas não fomos nós os autores de tantas crueldades, e já que aconteceu, agora só nos resta ler a fascinante literatura.

    A literatura lampiônica, digo porque eu antes gostava de frequentar bares, já faz três anos que não frequento bares, motivo, ficar em casa para estudar "Cangaço".

    Muito obrigado pela sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo02:15:00

    preciso fazer meu trabalho e não acho de jeito nenhum a biografia da cangaceira dadá

    ResponderExcluir
  6. Amigo(a) anônimo(a)

    A biografia da cangaceira Dadá você a encontra neste endereço.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgia_Ribeiro_da_Silva



    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:38:00

    sou fã do cangaceiro de lampiao acho q eles queria ser livres dessa corjas de politicos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo17:33:00

    Sou apaixonada pelo tema Cangaço e mais precisamente pelas histórias de amor de Lampião e Maria Bonita e Corisco e Dadá! São mulheres de uma valentia admirável! Eu gostaria de saber se é verdade que Dadá amputou o próprio pé conforme mostra no filme "Corisco e Dadá" ou se isso é só invenção do filme.... te agradeço se voce puder me responder!!! Meu nome é Cristina, coincidentemente o mesmo nome do Corisco que se chamava Cristino...

    ResponderExcluir
  9. Cristina, é verdade. Estou lhe enviando o link da foto de Dadá sem uma das pernas. É real, não é invenção:

    Link:
    http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2011_04_05_archive.html

    Se ao clicar, não abrir, leve-o ao google que conseguirá.

    Cristina, muito obrigado pela sua participação. Continue acessando o nosso blog e comentando, pois será liberado o seu comentário
    Eu sei que você não irá maltratar ninguém com palavras ridículas.

    Felicidade para você e para todos que fazem parte da sua amizade.

    José Mendes Pereira

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:10:00

    Caro pesquisador Mendes: Se antes eu já admirava a literatura sobre o cangaço, agora, após você diligentemente haver respondido a minha consulta sobre os três últimos ex-cangaceiros ainda vivos, fiquei mais atuante ao acompanhamento dos blogs dos grandes pesquisadores desta inesgotável história de muitas lutas por parte dos cangaceiros e das volantes. Grato por tudo. Antonio Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha - Ba. E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amigo Antonioj Oliveira, não deixe de participar do nosso blog. Tudo quanto nele é postados é com credibilidade, pois todos que nos enviam artigos, são pessoas que saíram pesquisando pelas caatingas, pelos sertões a fora. Não são histórias que eles ouviram contar em calçadas. Apanharam nas fontes com remanescente de Lampião e sertanejos.

    Abraço.

    José Mendes Pereira

    ResponderExcluir