Seguidores

quinta-feira, 7 de julho de 2011

RELANÇAMENTO DE UM GRANDE LIVRO SOBRE O CANGAÇO

Por: Rostand Medeiros
            Em 2010, na cidade de Juazeiro, Ceará, durante o evento “Cariri Cangaço”, tive oportunidade de conhecer uma figura muito especial. Alcino Alves Costa é um sergipano da cidade de Poço Redondo, que veio para este mundo de meu Deus no dia 17 de junho de 1940 e passou parte da vida ouvindo histórias sobre o cangaço.
 
Alcino Alves da Costa - Fonte - Lampião Aceso

            Segundo o blogueiro e amigo Kiko Monteiro, do maravilhoso “Lampião Aceso” (http://lampiaoaceso.blogspot.com), Alcino ficou anos a fio ouvindo parentes e amigos que conheceram, se envolveram, lutaram, amaram, choraram ou mataram cangaceiros. Ele se tornou amigo de um destes “Guerreiros de couro”. Era o Sr. Zé de Julião, que também foi conhecido como “Cajazeiras” nos tempos de Lampião. Foi também em Poço Redondo que Lampião arregimentou muitos homens e mulheres e na atual área territorial desta cidade se encontra a Grota de Angico, local onde tombou Lampião, sua amada Maria Bonita e outros companheiros.
Vale ressaltar que quando Alcino pegou estas informações destas pessoas, estes contavam os fatos como se eles tivessem ocorrido na semana anterior.
 
Capa da terceira edição- Fonte - Lampião Aceso

               De tanto ouvir, Alcino foi anotando e fez uma coisa maravilhosa. Há alguns anos, em 1996, publicou um livro intitulado “Lampião além da versão – Mentiras e mistérios de Angico”, uma obra que é uma grande memória sobre o cangaço em sua região.
              Logo este fantástico trabalho, com tantas informações inéditas, acabou esgotando nas livrarias. Ele fez uma segunda edição e o resultado foi o mesmo. Estas duas edições de “Lampião além da versão – Mentiras e mistérios de Angico” encontram-se esgotadas até mesmo nos sebos mais especializados sobre o tema.
              Agora, através da ação do amigo Pereira, da cidade de Cajazeiras, Paraíba, está pronta a terceira edição desta obra.
 
Professor Francisco Pereira - Fonte - Lampião Aceso

              Agradeço ao grande Professor Francisco Pereira por esta iniciativa. Este ser humano é um dos mais especializados e competentes sebistas que conheço. Trabalha com livros raros, principalmente com temas ligados  ao Nordeste. Pereira é uma figura de respeito, homem sério, honesto e batalhador pela nossa cultura. Além de tudo isso, ele e sua esposa mantém com muito sacrifício, uma casa de repouso para idosos em Cajazeiras. É emocionante ver o belo tratamento dispensados aos velhinhos que lá vivem.
                Um adendo – Entre aqueles que pesquisam sobre o cangaço, como em muitas áreas ligadas aos meios ditos “intelectuais”, a inveja campeia solta. Bem, isso não é nenhuma novidade, mas percebi que quando um destes “iluminares” falam mal de algum livro é porque a obra deve ter coisas boas.  Certa vez ouvi um grande pesquisador do cangaço comentar, com muita inveja, que “Lampião além da versão – Mentiras e mistérios de Angico” era um bom livro, mas “carecia de uma metodologia histórica”.
               Bem, eu prefiro dez mil vezes o livro de Alcino, que traz muita coisa de quem viveu naquela época e foi escrito com muita sinceridade, a certos trabalhos feitos a base de “Crt V – Crt C”.
Alcino, este sergipano arretado, tem o grande mérito de ter ouvido e guardado estes relatos em anotações e depois ter tido a iniciativa de publicar estas informações para nosso deleite.
             Evidentemente que cabe a mim, quanto leitor, julgar o seu trabalho. Mas não posso negar que “Lampião além da versão – Mentiras e mistérios de Angico”, livro Auditor Fiscal aposentado, que foi eleito em três ocasiões prefeito de Poço Redondo, que também é radialista e compositor, certamente vale a pena estar junto de quem gostar de ler e pesquisar sobre o cangaço.
               Para adquirir este livro, entre em contato com um destes dois amigos. Mas vá logo antes que acabe.

Lampião além da versão – Mentiras e mistérios de Angico. 
Alcino Alves Costa.
Edição do autor. Nº de páginas -410,
valor: R$ 50,00 (Com frete incluso).  
Contatos para aquisição: Francisco Pereira –
franpelima@bol.com.br,
tel. (83) 9911 – 8286 / 8706 2819 (Cajazeiras – PB).

Ou com próprio Alcino Costa
alcino.alvess@gmail.com
tel. (79) 8852 – 7661 (Sergipe).

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio decomunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte e o autor.
 Blog: "Tok de História"

Nenhum comentário:

Postar um comentário