As imagens marcantes do Alto do Leitão
Rodrigo Torres, o grande anfitrião de Barbalha e do Alto do Leitão
Uma das constatações que pudemos apurar nesta segunda edição do Cariri Cangaço, em 2010, foi sem dúvidas o grau de desconhecimento que o povo do lugar tem com relação a seus cenários históricos. Em Barbalha temos um dos mais marcantes episódios da era lampiônica, a famosa chacina do "Alto do Leitão" que vitimou entre outros, o mais jovem e o último dos irmãos Marcelinos; Lua Branca; a se envolver nas lides cangaceiras.
Poucos caririenses e sobretudo de Barbalha, conhecem essa história e tão pouco esse cenário. A antiga "Estrada da Feira" ainda guarda suas marcas por entre as cercas e o que restou da caatinga bruta desses lados do sertão cearense. Aqui destacamos o cuidado e o zelo da equipe do Secretário de Cultura de Barbalha, Dorivan Amaro, tendo a frente o valoroso Rodrigo Torrres, que não mediu esforços para que pudessemos ter mais a lume este momento único: a visita ao Alto do Leitão.
Professor Francisco Pereira
Antônio Vilela e Danielle Esmeraldo
João de Sousa Lima, Gonzaga de Garanhuns e João Souto, junto às cruzes do Alto do Leitão
Personagens anônimos do Alto do Leitão... Será que sabem que ali se guarda um pedaço da história marcante de nosso Cariri?
Aqui, mais um capítulo do DVD Cariri Cangaço 2010
Parte da Caravana do Cariri Cangaço 2010, em visita ao Alto do Leitão, em Barbalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário