Seguidores

domingo, 30 de outubro de 2011

ESTAMOS NOS TORNANDO INTOLERANTES?


Na Bahia, terreiro é história, é raiz, é cultura, é atração turística e agora é alvo de intolerância religiosa! Não sei os detalhes do que ocorre neste belo estado brasileiro. Mas se na Bahia a coisa está assim, imagine no resto do país?

Fonte - http://uranohistoria.blogspot.com/
Na Bahia, terreiro é história, é raiz, é cultura, é atração turística e agora é alvo de intolerância religiosa!
Não sei os detalhes do que ocorre neste belo estado brasileiro. Mas se na Bahia a coisa está assim, imagine no resto do país?
Quando trabalhava como Guia de Turismo em Natal, sempre que passava com um ônibus cheio de turistas, diante da estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, sempre gostava de enaltecer, principalmente junto aos turistas de outros países, a tolerância do nosso povo em relação à questão religiosa.
De como somos (ou erámos?) um povo que aceitava a religião do outro ser humano de forma tranquila e pacífica.
Os turistas sempre riam quando eu comentava que era mais fácil no Brasil,  alguém trocar de religião do que trocar a camisa pelo time de futebol ao qual torcia.

 Fonte - http://www.panoramio.com - Foto - Walter Leite

Nunca fui reprendido por turista algum. Os turistas de outros países elogiavam esta maneira positiva de convivência existente no nosso povo.
Mas quando eu vejo um cartaz com o este, me faz acender um sinal de alerta.
Mostra que estamos deixando um rio de ódio e preconceito se tornar cada vez mais caudaloso e forte.
Sabemos que as religiões de matriz africana no Brasil, ao longo de sua história, sempre sofreram forte racismo e preconceito. Fruto evidente da nefasta escravidão que por aqui existiu. Mas agora, no meu entendimento, a coisa se torna mais forte e abrangente, onde poderão advir consequências extremamente funestas.
Espero está errado, mas parece que enquanto nós brasileiros ficamos cada vez mais “ricos”, “modernos” e “respeitados” lá fora, seguimos cada vez mais para perto de um modelo de ignorância e intolerância.
Eu era muito criança, morava na Rua Borborema, no bairro do Alecrim, pertinho da Base Naval e tinha como melhor amigo um garoto chamado Elias, filho de um pastor evangélico. Ele sempre vinha a minha casa e eu sempre estava brincando na sua residência. A nossa convivência, e de nossas famílias, sempre foi muito positiva.

Irlanda do Norte - Fonte http://www.consolatio.com
Desta mesma época eu me recordo que víamos pela velha TV Tupi, notícias sobre uma guerra que ocorria em um lugar chamado Irlanda, que depois vim saber que era na Irlanda do Norte.
Mesmo sendo uma criança, me lembro de que não conseguia entender o porquê de católicos e protestantes se matarem naquele lugar? Meus pais também não tinham resposta para aquilo.
Mas me lembro de rezar a noite e agradecer a Deus por não ter nada naquilo na minha terra.
Espero que minha filha não tenha que conhecer este tipo de coisa.

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
 comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Extraído do Blog: "Tok de História", do historiógrafo deste artigo Rostand Medeiros.

http://tokdehistoria.wordpress.com/ 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário