Seguidores

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O informante do Crato

Por: Manoel Severo
Manoel Severo e Antonio Amaury

Novamente tivemos a grande oportunidade de sermos recebidos pelo casal Amaury e Renê, em nossa recente visita a São Paulo. A satisfação é sempre renovada quando encontramos pessoas pelas quais adquirimos respeito, admiração e bem querer. Antônio Amaury, o grande pesquisador, o grande escritor, o homem que dedicou quase uma vida inteira a desvendar os mistérios do sertão de Lampião, todos conhecem.

Gostaria de falar do filho, do sobrinho, do esposo, do pai, do amigo, do ser humano sensacional que é Antônio Amaury. Sempre que estou sendo recebido em sua casa, antes mesmo de me "embrenhar" nos extraordinários arquivos históricos do Mestre Amaury, não posso deixar de aproveitar o convívio com sua querida família e "beber da fonte" a partir de histórias sensacionais de como todos os familiares acabaram se relacionando com os personagens do cangaço, sempre ao redor da farta e saborosa mesa de dona Renê.

Guardiões da Biblioteca de Amaury

O famoso All Transistor, companheiro de viagem

Um pouco da memória de nosso nordeste, registradas nestas fitas históricas

Carlos Elydio, Amaury , Sérgia, esses os três filhos; e ainda Marcelo e Henrique, os netos queridos, como também a comandante da casa, dona Renê, todos têm maravilhosas histórias sempre proporcionadas; algumas de forma involuntária e outras não, pela paixão do dedicado "doutor Amaury" pelo cangaço, na verdade foram anos e anos, quilometros sem fim andando por esse sertão a fora... e em boa parte dessa aventura lá estavam: Dona Renê, Amaury Junior, Carlos, Sérgia, o tio Ebenir, a Rural, a Belina, o Corcel, colchões, fogãozinho, panelas, etc, etc, etc, sem esquecer o personagem principal: O bom e velho gravador "All Transistor"... Até dá para imaginar. 

Fico, como desta última vez, ouvindo deliciado, os relatos de todos, e em meio a saborosa mesa de almoço ou jantar da família, colhendo os detalhes que fizeram desta saga uma verdadeira aventura familiar. Lá pelas tantas o doutor Amaury me dizia: "Severo eu e Renê fomos ao Crato há uns 30 anos atras, comemos num restaurantezinho perto de uma praça, etc, etc" e daí eu perguntei, "que restaurante foi esse Amaury ?" e aí veio a pérola de nosso pesquisador: "foi um restaurante me indicado por um informante"... "INFORMANTE  Amaury ???" aí nos demos conta do palavriado e não conseguimos mais acabar o almoço com tanto riso. Ao final do dia, logo após o jantar, lá estava Amaury preparando o jantar de um tio seu, senhor Ebenir, que mora em um apartamento conjugado à sua casa, depois disso eu o acompanhei para levar o jantar do tio de 84 anos. Esse é Antônio Amaury na intimidade de seu lar, com as pessoas que ama, momentos esses que tive o privilégio de compartilhar mais uma vez.

Estimado Amaury, dona Renê, Carlos Elydio, Amaury Jr, Nelson e dona Sérgio, caros Henrique e Marcelo, muito obrigado pelos momentos de estima e atenção, estamos esperando vocês em nosso Cariri.

Manoel Severo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário