Seguidores

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Luiz Pedro Cordeiro ou Luiz Pedro do Retiro

Por: José Mendes Pereira

É claro que o que devemos fazer é elogiarmos os esforços, trabalhos e pesquisas feitos por essa nova geração de escritores e pesquisadores do cangaço, mas vale lembrar que pouco tem se falado sobre o  grande astro da "Empresa de cangaceiros Lampiônica & Cia", o Luiz Pedro. 

Ainda á tempo e muito tempo para se fazer uma pesquisa com os familiares do cangaceiro Luiz Pedro, que com certeza, ainda existem parentes lá por Triunfo -  Retiro no Estado de Pernambuco. 
Luiz Pedro foi um dos que chegaram ao fim da jornada com o casal de cangaceiros mais famoso de todos os tempos, Lampião e Maria Bonita. Mas pouco foi registrado sobre ele.

Mas não é só Luiz Pedro, também os cangaceiros: Balão, José Sereno, Jurity e outros e outros.

As informações desses facínoras são bastante restritas, vez que conhecemos de alguns, mas outros não temos informações quem eram os seus pais, irmãos ou até mesmo filhos, que com certeza, tiveram antes e depois do cangaço.

Lógico que pesquisar por estes Estados do Nordeste nunca foi tão fácil, quando se depende de tempo e uma boa condição financeira para permanecer por alguns dias fora do seu lar, mas em cada Estado do Nordeste que Lampião passou ou viveu por alguns meses, sempre tem um pesquisador que reside próximo a estas famílias de cangaceiros.

Sobre o cangaceiro Jararaca que foi covardemente assassinado na minha terra Mossoró, até agora, quase nada foi registrado sobre ele. Apenas sabemos que era Pernambucano, de Buíque, o ano em que nasceu, quando entrou no cangaço e quase mais nada.

Acredito que os escritores e pesquisadores do cangaço não ficarão chateados com o que falei. Apenas lembrando que alguns cangaceiros não têm registros profundos na Internet, vez que quem estuda cangaço deseja conhecer bastante sobre a naturalidade, nome dos pais, irmãos do cangaceiro pesquisado.

José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário