Seguidores

quarta-feira, 13 de junho de 2012

História da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Macaíba

Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Macaíba
 
Todas as vezes que passava pela cidade de Macaíba/RN, uma Igreja Católica datada em 1882 me chamava a atenção por seu estilo de construção. No dia 13/06/2012, ao retorna de Mossoró, resolvi passar no centro da cidade e realizar imagens fotográficas do local para posteriormente pesquisar quando foi construída. O Sr. Anderson Tavares possui uma página na internet relatando que essa Igreja foi construída muitos anos antes da data citada acima, passando-o posteriormente por reformas. Comumente a história de nossos municípios Norte Riograndense começa por uma fazenda de gado e logo em seguida a construção da capela canonicamente permitida e liturgicamente abençoada.

Na cidade de Macaíba a pedra fundamental da futura matriz foi lançada em 1858 numa cerimônia festiva presenciada pelos vigários de Natal e São Gonçalo conhecido na época por nome de Sr. Bartolomeu da Rocha Fagundes e Sr. José Paulo Monteiro de Lima respectivamente, pelo Sr. Major Fabrício Gomes Pedroza (1809-1872). Em 1868, no livro velho de contas da matriz está registrado que cada lado, inclusive o terreno em que se acha edificada a mesma capela Nª Sª. Da Conceição, Santos Cosme e Damião.

A capela era a afirmação da fé e denunciava o desenvolvimento econômico local, a densidade demográfica em ritmo crescente, o número apreciável de almas em "estado de comunhão", certa massa residencial fixando cristãos, vivendo em tarefas regulares.

A capela declarava a presença da vida social organizada sobre bases estáveis concordância de esforço com a produção asseguradora da existência familiar, o grupo vicial capaz de prestar mutua proteção e auxílio, sistema de caminhos articulando as propriedades esparsas ao centro mais povoado, facilitando transito e escoamento das safras, costumes cristãos, unificadores e solidários com a figura simples da capelinha, pastoreando o rebanho imóvel, reunido à voz lenta do pequenino sino emocional.

No dia 08 de dezembro de 1869 procedeu-se a benção da capela-mor do templo, somente então concluída. As obras de construção do templo foram reiniciadas em 1882, sob a direção de Frei José Maria Ibiapina. Em 1883 a Igreja foi elevada à categoria de matriz, a mesma foi concluída entre os anos de 1896 e 1904, sob a direção do padre Marcos Santiago. Trata-se de um templo de grandes proporções, o qual possui estilo gótico e barroco.

Segundo a arquiteta Jeane Nesi do IPHAN, " A matriz é constituída de capela-mor, nave principal, galerias laterais, sacristia, coro e um amplo consistório". E continua, " A fachada principal, emoldurada por cornija, apresenta um corpo central constituído por três portas de acesso, superpostas por igual número de janelas rasgadas, com guarda-corpos de ferro. As portas são de madeira, assentadas em vãos de vergas em arco pleno, apresentando ainda bandeiras de ferro. O templo possui frontispício curvilíneo, com um relógio no centro e uma inscrição - 1882 - data que assinala o início de sua construção". 

A imagem da padroeira Nossa Senhora da Conceição foi doada pelo Sr. Major Fabrício Pedroza, sua esposa Luíza Florinda e suas filhas que organizaram uma bonita procissão de Guarapes de onde retiraram a imagem da capela vida de Portugal, para a futura matriz.

Seguindo o gesto do fundador, as famílias que formavam o povoado a convite de Fabrício, passaram a doar imagens de suas devoções para a matriz, assim tivemos; Lyra Tavares - São Francisco e São Luís Gonzaga, Costa Alecrim - Santa Terezinha e Sagrado Coração de Jesus, Moura - Santos Estevão e São José, Mesquita - Nª Sª. Da Carmo, Albuquerque Maranhão - Senhor Morto e Ressuscitado, Andrade Lima - Sagrado Coração de Maria, Freire - Santa Bárbara, Castriciano de Souza - Senhor dos Passos.

Faltava-nos tão somente a criação de uma paróquia, o que asseguraria a presença contínua do pároco em caráter permanente, inamovível, garantia positiva da sequencia na assistência religiosa e no conselho moral do seio doméstico. as assembleias legislativas Provinciais eram as responsáveis por esta criação. Através de um requerimento do deputado Dr. Francisco Chaves, senhor do Ferreiro Torto, foi sancionada a lei provincial Nº 815 de 07 de dezembro de 1877, que criou a paróquia de Nª Sª Da Conceição. Entretanto, decorridos seis anos de instituída, e não havendo padre para provê-la, a lei caducou, passando por outra lei provincial.

Segundo o historiador Câmara Cascudo em seu livro História da Paróquias do Rio Grande do Norte, pág. 24, "Macaíba - Nª Sª Da Conceição - criada pela lei nº 876 de 17 de março de 1883, que suprimira a freguesia de São Gonçalo. Vigário, Padre Manoel Fernandes Lustosa".

Já o historiador conterrâneo Dr. Augusto Tavares de Lyra em seu opúsculo História do Rio Grande do Norte, pág. 362 assim se expressa: "Freguesia de Macaíba: Criada pela Lei Provincial nº 876, de 17 de março de 1883, que suprimiu a freguesia de São Gonçalo, transferindo para ali a sua sede. A sua invocação é N. S. da Conceição.

Todos os demais historiadores são unânimes a esta data. os documentos oficiais da antiga assembleia imperial, atualmente arquivados no nosso respeitado Instituto Histórico e Geográfico do RN, também são claros e precisos nesta perspectiva.

O templo sofreu outras modificações significativas. Em 1938, o padre Alexandrino Suassuna, mandou derrubar as 12 tribunas onde antigamente ficavam as famílias ilustres do município. As suas antigas telhas de cerâmicas foram substituídas por outras, de fibrocimento. 

O coro teve o seu assoalho de madeira trocado por outro de laje em 1968, as galerias laterais receberam um forro de laje, no mesmo ano, bem como o altar-mor. Suas grossas paredes guardam ainda hoje, restos mortais de pessoas ilustres para o município e para o estado, em belíssimos ossuários.

Fonte consultada: 
História e genealogia de Macaíba
Extraído do blog do Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário