Seguidores

terça-feira, 31 de julho de 2012

Teria João Bezerra enviado sacos de balas para Lampião?

Por: José Mendes Pereira

Após a morte de Lampião, apareceram dezenas e mais dezenas de histórias que não foram reconhecidas pelos remanescentes do rei do cangaço, e agora que os últimos cangaceiros já passaram dos noventa anos, jamais serão analisadas como fatos verdadeiros.

O José Geraldo Aguiar, já falecido, escreveu um livro, "Lampião, o invencível", afirmando que Lampião escapou da chacina da Grota de  Angico,
na madrugada de 28 de Julho de 1938, fugindo para Minas Gerais, onde lá se estabeleceu, e que só veio a falecer acima dos 80 anos.

Assista este vídeo, para conhecer o depoimento que o cangaceiro Candeeiro cedeu ao cineasta

Aderbal Nogueira, sobre a reunião que Lampião fez com os cangaceiros, na noite que antecedeu à chacina de Angico.

"Ele queria ir para Minas..."

A pesquisadora do cangaço e sócia da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Juliana Ischiara, diz em um dos seus artigos (lembrando ao leitor, que ela diz o que falou Durval Rosa),
"-que segundo Durval Rosa, Pedro de Cândido, seu irmão, teria levado dois sacos de munição a Lampião a mando de João Bezerra. E continua: "-O comum, ao lermos esta afirmativa feita por Durval, é nos perguntarmos: Porque Bezerra municiaria Lampião se combateria com ele no dia seguinte?" 
Outros afirmam que João Bezerra da Silva, o matador do rei do cangaço e sua rainha Maria Bonita, jogava cartas no coito dos cangaceiros, juntamente com Lampião. 
Já o juiz aposentado Pedro Morais, aparece no cenário do cangaço publicando um livro "Lampião o Mata Sete" onde afirma que Lampião era gay, Maria Bonita adúltera e o cangaceiro Luiz Pedro seria o verdadeiro gostosão dos reis do cangaço. 
Mas esta última, denegrindo mais ainda o nome do casal de cangaceiros, deveria ter sido escrita por um rude qualquer, não por uma autoridade que durante toda sua vida de juiz, combateu calúnias, até mesmo penalizando o caluniador.   
Como disse Juliana Ischiara em seu artigo: "O fato é que estas são perguntas difíceis de responder, dado ao simples fato de que todos aqueles poderiam falar ou falaram sobre isso, tiveram seus discursos desacreditados...Mais um mistério de Angico...".
Mas se Lampião estivesse vivo, ou mesmo tivesse deixado um filho ou sobrinho que resolvesse estas afirmativas mentirosas, teria alguém capaz de abrir a boca e dizer isto contra Lampião?
Mas se você, leitor, quiser conhecer as verdades sobre estas informações sem fundamentos, e sem pesquisas, procure adquirir o livro 

"LAMPIÃO CONTRA O MATA SETE", de autoria do Delegado de Polícia Civil - no Estado de Sergipe, escritor e pesquisador do cangaço,

Archimedes Marques, para você não ficar acreditando em histórias fundidas em calçadas, no intuito de fazer gracinha com o casal de cangaceiros.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário