Seguidores

sábado, 2 de fevereiro de 2013

FALECEU ADALGISA ROSADO

Por: Lúcia Rocha
Adalgisa Rosado esposa do ex-governado do Rio Grande do Norte e Isaura Amélia

Faleceu na madrugada de sábado, 2 de fevereiro de 2013, Adalgisa de Souza Rosado, aos 93 anos de idade, no Hospital Wilson Rosado.   
       
Adalgisa de Sousa Rosado nasceu em Mossoró, no dia 7 de julho de 1919, na mesma casa em que viveu, na Rua Mário Negócio, com exceção de sete anos que morou no Sítio Cantópolis, período em que foi casada com Dix-sept Rosado Maia, ex-prefeito de Mossoró e governador do Rio Grande do Norte, morto em desastre aéreo em 1951, no exercício das suas funções.
      
Viúva aos trinta e dois anos de idade, quando o mais velho, Carlos Augusto tinha apenas sete anos de idade, criou os quatro filhos – além de Carlos Augusto, teve Isaura Amélia, Betinho e Jerônimo Dix-sept - que tinha apenas um mês quando o pai faleceu.
      
Adalgisa Rosado concluiu os estudos na Escola Normal de Mossoró e, após viúva, passou a trabalhar na Mossoró Comercial, empresa fundada por Dix-sept que comercializava gesso.

Adalgisa foi a primeira dama mais jovem da cidade de Mossoró e do estado, aos 29 e 31 anos, respectivamente. Assumiu a presidência da LBA – Legião Brasileira de Assistência – durante a curta gestão do marido no governo do estado.
       
Adalgisa Rosado e a sua filha Isaura Rosado

No dia 5 de dezembro de 2003 concedeu a única entrevista em sua vida, ao programa Mossoró de Todos os Tempos, exibido pela TCM, quando contou que não sabe por que foi escolhida por Dix-sept, já que ele era considerado em sua solteirice um bom partido, pois já comandava a empresa do pai desde os 19 anos de idade, tinha carro próprio, era um rapaz interessante, não demonstrava que era de família rica, mas de família boa, bem educada. Contou que ele jamais pensara em entrar para a política e foi levado por alguns políticos como Georgino Avelino, que era adversário, mas incentivado pelos amigos e, insistentemente, pelo irmão mais novo, Vingt. Dix-sept alegava que era ocupado com a empresa, que não teria tempo para a política. Mesmo assim, foi eleito prefeito de Mossoró aos 37 anos de idade e, aos 39, governador do estado.
       
À época em que foi primeira dama, Adalgisa administrava recepções que Dix-sept Rosado oferecia no Palácio Potengi, especialmente para autoridades de fora. Não havia serviço de bufê em Natal e Adalgisa comandava pessoalmente a cozinha, servindo jantar para mais de cem pessoas.

Adalgisa com netas

Adalgisa contou que não viajara no vôo fatídico, onde perdeu o marido e alguns auxiliares do primeiro escalão do governo do estado, porque estava de resguardo, amamentando o filho caçula, Dix-sept. Viúva, retornou a Mossoró, para a casa onde nasceu, passando a morar com a mãe, dona Amélia, também  viúva, que a ajudou a criar os quatro filhos, mais Frank Dantas, que adotou ainda bebê, nos anos sessenta, além de Trícia e Dixezinho, netos que adotou ainda crianças. Nos anos 90, enfrentou outra tragédia, pois Dixezinho morreu de forma trágica, aos 23 anos, em acidente na praia de Tibau.   
       
Adalgisa com netos e bisnetos

Adalgisa era envolvida com os movimentos religiosos da cidade e na política sempre atuou nos bastidores, de forma bastante discreta. Simples, não tinha vida social e evitava andar de avião. “Dix-sept era uma pessoa alegre, animada, não frequentava festas, gostava de ter os filhos sempre por perto”, dizia.
       
Adalgisa era mãe do atual chefe da Casa Civil do governo do estado e ex-deputado estadual, Carlos Augusto; do deputado federal, Betinho Rosado; da secretária de cultura do estado, Isaura Amélia; do empresário Jerônimo Dix-sept; e sogra da atual governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

Extraído do blog: Lúcia Rocha
http://www.luciarocha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário