Seguidores

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Corrigindo enganos

Por José Mendes Pereira

Lampião e Maria Bonita

Sobre qual dos chefes de cangaceiros que fez um dos seus comandados comer 1(um) quilo de sal, por ter reclamado da comida que uma senhora de 80 anos havia feito, e no momento estava muito nervosa e esqueceu de colocar  o sal, 

 

o pesquisador Kydelmir Dantas já havia me informado que quem obrigou o cangaceiro a comer o sal foi  o Antonio Silvino, e não o Lampião. 


Esta afirmação também foi confirmada pelo historiador Doizinho Quental, no seu site abaixo: www.kantabrasil.com.br

Leia o que ele escreveu: 

"Muitos acreditam que o caso do cangaceiro que foi obrigado a comer um quilo de sal por ter reclamado do almoço, foi no bando de Lampião, mas este fato aconteceu no bando de Antônio Silvino, em 1914, e o cangaceiro era de nome Tempestade".


No bando de Lampião também existiu um cangaceiro com o apelido de Tempestade, mas ele pertenceu ao subgrupo de Lampião, comandado pelo facínora Moreno,  de 1920 a 1937".

 Os cangaceiros Moreno e Durvalina

Segundo o pesquisador da cidade de Serrinha-Bahia Guilherme Machado, afirma em seu blog: http://portaldocangaco.blogspot.com que o cangaceiro

 O pesquisador Guilherme Machado e a cangaceira Aeistéia

Tempestade (do subgrupo de Lampião, comandado pelo o cangaceiro Moreno), nasceu em Dois Riachos no Estado de Alagoas, no ano de 1901, e morreu em Pedro Alexandre, no Estado da  Bahia em 1984. 

Aí estão as informações sobre este acontecimento, que muitos ainda têm dúvidas quem teria obrigado o cangaceiro comer 1(um) quilo de sal. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo11:37:00

    Existe mesmo esta dúvida caro Mendes, se foi Lampião ou Silvino. Já li sendo Lampião e também sendo Silvino.
    Abraços,
    Antonio Oliveira - serrinha - Bahia

    ResponderExcluir