Seguidores

segunda-feira, 17 de março de 2014

Aniversariante do dia

 Por Narciso Dias

Hoje é o aniversário do Dr. Sergio Dantas, parabéns ao grande escritor
no lançamento do livro "Antonio Silvino, o cangaceiro, o homem, o mito" em João Pessoa, dezembro de 2006.


Por Antonio Corrêa Sobrinho 

Amigo Narciso, você me ensejou apresentar aqui esta simplória mas sincera opinião que emiti da biografia do célebre cangaceiro Antonio Silvino, escrita pelo valoroso pesquisador, escritor e magistrado potiguar, Sergio Dantas, na oportunidade dos meus agradecimentos a ele pelo presente recebido de um exemplar desta importante obra.


"ANTÔNIO SILVINO - O CANGACEIRO, O HOMEM, O MITO"

Caro Sergio, concluí agora a leitura do seu "Antônio Silvino", e já saio a cumprimentá-lo, porquanto estive diante de uma grande obra, um registro dos mais idôneos, que situa mais ainda a personagem estudada. Mas, também, porque me vi diante de um verdadeiro escritor, de vasto conteúdo, exímio contador de história, e que diz dos fatos, como eu gosto, de forma clara e objetiva. Mais ainda, de um literato, porque muitos escrevem, mas poucos dão às palavras o tratamento estético devido, permita-me, fazendo-as "rir e chorar, calar, gritar, dançar". Gosto de ler quem ama as palavras. Para mim, literatura é, antes de tudo, a arte da palavra. E você é um cultor dela. Parabenizo-lhe, sobretudo, pela desvelada dedicação à pesquisa e, também, pela coragem de formular conceitos sobre tema tão complexo e controvertido. De volta ao livro, dizer que muito aprendi sobre Antônio Silvino. Na verdade, penso, foi este bandoleiro mais uma cria do coronelismo, da geografia e da ausência do Estado em todos os seus aspectos, nesta nossa ainda tão pobre e esquecida região nordestina. Faltou ao notável cangaceiro Silvino, talvez, uma Maria Bonita, para gáudio dos poetas, e também ter sido capturado vivo. Curiosamente, a morte de Silvino ocorreu também no dia 28 de julho. Seu parecer sobre Silvino, na última página do livro, suscita a minha admiração, até pela poesia nele contida. Meus parabéns, Sergio! 


Um grande abraço!
Antonio Corrêa Sobrinho é pesquisador do cangaço. 

Lampião, Cangaço e Nordeste
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo15:55:00

    Exatamente caro Pesquisador CORRÊA SOBRINHO, de uma personalidade como o Doutor Sérgio Augusto Dantas, só poderíamos esperar UM MATERIAL DE PRIMEIRA QUALIDADE. O grau intelectual do Dr. Sérgio, tenho certeza que deixa o povo Potiguar orgulhoso.
    Parabéns aos senhores pesquisadores da saga do cangaço,
    Antonio José de Oliveira - Serrinha - Bahia.

    ResponderExcluir