Seguidores

segunda-feira, 17 de março de 2014

O primeiro sequestro que aconteceu no Alto Oeste Potiguar

Por José Mendes Pereira

Os personagens que figuram neste artigo não usarei os seus verdadeiros nomes, darei nomes criados, para preservar a identidade de cada um. 

O primeiro sequestro que aconteceu com bens materiais pertencentes à pessoas de Mossoró, aconteceu entre os anos de 1969 a 1971, nas terras de Apodi, no Rio Grande do Norte; e todos os sequestradores eram mossoroenses, sequestro que deixou a cidade assombrada, já que ainda não havia acontecido tal coisa, e foi muito badalado  em toda região adjacente a esta cidade. 

Nesse período, o José, o sequestrador dos instrumentos, era aluno do Ginásio Municipal de Mossoró, na mesma classe em que eu estudava, e além de estudante, era organizador de um grupo musical, que já marchava para a fama, sendo ele, dono de todos os instrumentos que  compunham o conjunto.

guia.araraquara.com

Querendo mudar os seus instrumentos, isto é, com novos equipamentos, guitarra, bateria, baixo e outros mais, José resolveu colocá-los à venda. E não demorou muito para que aparecesse o comprador, um dos seus antigos componentes.

O negócio foi feito da seguinte maneira: O João, o comprador dos seus instrumentos, teria 60 dias para fazer o pagamento dos mesmos. Mas, assim que venceu o prazo, o João não honrou o acordo feito com o José, alegando ele que não havia feito mais shows.

Agora as coisas iriam piorar, porque o José já havia comprado os seus desejados instrumentos musicais novos, e ficara devendo uma certa parte ao comércio, e não teria condições de pagá-la, vez que o negócio feito garantia o pagamento do que ele comprara ao lojista, e isso só seria resolvido, se o João cumprisse com o seu dever de devedor.

Como o João não lhe pagara e nem devolvia os seus instrumentos usados, o José organizou uma espécie de sequestro, só assim ele recuperaria os seus instrumentos. E se caso a loja tomasse-lhe os que ele havia comprado, recuperando os seus instrumentos usados, poderia continuar fazendo contratos de shows em Mossoró e na região.


Sabendo que em uma determinada data, o João estaria viajando para a cidade de Apodi, no Rio Grande do Norte, para fazer um show, e como o plano do sequestro aos instrumentos já estava prontinho, José e mais os seus comparsas abalaram-se de Mossoró, e foram tentar recuperar os seus instrumentos.

Já bem próximo à cidade de Apodi, os sequestradores esconderam a Kombi, a qual, transportava os armamentos, e logo fizeram o mesmo, procuraram lugares para se ocultarem das vistas do grupo de João, que não tardaria passar em direção à cidade de Apodi.


http://blog.lojasbeagle.com.br

Passados 30 minutos, em alta velocidade, apontou um automóvel  na estrada de barro. Era a Kombi do João, que transportava os instrumentos musicais para o local do show em Apodi, que ainda continuavam sendo de propriedades do José, já que ele não recebera nenhuma quantia como forma de pagamento.

agualisa6.blogs.sapo.pt 

E antes que a kombi passasse do local em que eles estavam, os sequestradores saíram de dentro do mato, e cada um com a sua arma engatilhada, apontando em direção ao transporte. E lentamente, o condutor do automóvel foi parando, parando, até que o levou ao acostamento da estrada. 

O José, nervoso, disse:

- Descem! Descem! Se não se renderam, serão todos crivados de balas agora mesmo! - Disse ele, que naquele momento, estava com o ódio e o cão nos couros. 

O João, que estava totalmente errado,  mesmo assim, insistia, para que o José  liberasse os instrumentos para ele realizar o seu show, logo mais à noite, na cidade apodiense, já que tinha feito contrato, e do contrário, iria arcar com uma grande despesas, cobrada pelos organizadores da festa, pois isso rezava no contrato musical. Mas o José não abriu mão, obrigando-os a colocarem todo equipamento musical dentro da sua Kombi.

Transferido os instrumentos de uma kombi para a outra, José deu ré e retornou  para Mossoró, ciente que tinha feito um bom sequestro dos seus instrumentos.

Apesar de estar defendendo o que lhe pertencia, mesmo assim, o José teve que prestar contas com a polícia e com a justiça.

Minhas Simples Histórias
Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixe-me pegar outro.

Fonte:
http://minhasimpleshistorias.blogspot.com

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário