Seguidores

quarta-feira, 12 de março de 2014

Última residência dos Ferreiras

Por José Mendes Pereira
Fazenda Poço do Negro, última morada dos "Ferreiras" em Pernambuco.

Se não tivesse acontecido a pressão que o fazendeiro Zé Saturnino fazia contra os Ferreiras, talvez,  não se sabe, os filhos do pequeno  fazendeiro  José Ferreira da Silva não teriam entrado para o cangaço.

 O sanguinário Lampião

Envergonhado pela a acusação que fizera Virgulino Ferreira da Silva, quando viu na casa do seu vaqueiro peles dos seus animais, e não ficou calado, com certeza levou ao conhecimento de todos moradores da região, Zé Saturnino sendo um homem respeitado pela aquela gente sertaneja, e querendo encobrir o que havia feito o seu vaqueiro, matando os animais dos Ferreiras, ou ele mesmo tinha culpa no cartório, sendo cúmplice diretamente, deu início a uma perseguição contra os Ferreiras. 

 O fazendeiro José Saturnino

Os Ferreiras que também não se curvavam para um vizinho encrenqueiro, e não iriam colocar os seus lombos para o fazendeiro bater, resolveram também reivindicarem os ataques do seu vizinho, já que ele não queria assumir a sua desonestidade, foram até a fazenda do vingativo e mandaram balas. Mas se curvarem diante dele, de jeito nenhum!

Ruínas da casa da Fazenda Pedreira de José Saturnino. - Observem os buracos de balas na parede - http|://blogdeserratalhada.com.br

A partir daí, José Ferreira tinha que tentar amenizar aquela encrenca. E já que os filhos não aceitaram os seus conselhos, e que saindo de lá o problema poderia ficar no esquecimento, foi morar em Alagoas. Mas nem isso foi bom para os Ferreiras. Mesmo eles morando distante, o Zé Saturnino continuava os perseguindo. E lá em Alagoas, eles perderam a mãe, Dona Maria Lopes (Sulena), que sentiu a traição do seu vizinho de propriedade, contra o generoso marido, e não aguentando tamanho desrespeito, seu coração não aguentou, levando à morte. Dias depois, chegou a vez de José Ferreira da Silva, enquanto cuidava dos seus afazeres lá na nova residência, foi assassinado pelas as armas do tenente Zé Lucena.

Tenente José Lucena - responsável pela morte do pai de Lampião

Não recordo no momento quem escreveu, mas já li em material de um escritor ou pesquisador que:

"A intenção do tenente Zé Lucena não era assassinar o José Ferreira da Silva, igualmente os Ferreiras. A intenção, exceto o patriarca que nada tinha feito, andava atrás de prender os irmãos Ferreiras. E no momento em que o José Ferreira da Silva foi assassinado, o comandante da volante, o Zé Lucena, teria reclamado fortemente o volante que atirou no pai dos Ferreiras".

O que disse este estudioso do cangaço, na minha humilde opinião, tem sentido. Que interesse tinha o tenente Zé Lucena para assassinar José Ferreira da Silva, quando ele não apoiava o que os seus filhos faziam?

Infelizmente eu não tenho como comprovar e citar o nome deste escritor ou pesquisador, porque já faz muito tempo que eu li. E nesse período, eu ainda era apenas um curioso na leitura do cangaço.

E todos que são amantes da literatura "lampiônica" sabe muito bem que ela é muito vasta, e fica difícil encontrarmos textos dos nossos interesses, quando não dispomos do título.

Após a morte dos seus pais, Lampião e seus irmãos resolveram abraçar o cangaço de uma vez por toda. O grande tesouro que eles possuíam, eram os seus pais, mas  já estavam enterrados, e o jeito era tentar vingança de qualquer forma, mesmo que assassinassem quem não tinha nada a ver com o problema que criara o Zé Saturnino. Agora a solução seria mesmo a vingança. Matar ou morrer não havia diferença para eles. E passaram a ser perseguidos pelas volantes de alguns Estados do nordeste.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com
http://sednemmendes.blogspot.com 

2 comentários:

  1. Anônimo09:29:00

    Endosso suas palavras caro Pesquisador Mendes, quando você afirma que se não houvesse tal pressão contra os filhos do velho José Ferreira, talvez o sertão não passasse por uma guerra de aproximadamente 20 anos sem trégua.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:16:00

    Exatamente incansável pesquisador Mendes, o acréscimo que você colocou no texto (em letras vermelhas), eu já li certa feita, mas a referida matéria encontra-se no meio de aproximadamente 3.000 páginas de encadernação sem uma boa organização de sequência, de minha parte, que não sou um bom organizador nesse sentido. Concordo plenamente como você: Não creio que o Tenente Lucena teria interesse em assassinar propositalmente José Ferreira, um homem que segundo um capitão da nossa Polícia Baiana com quem estive falando, logo que ele é filho de Serra Talhada, o velho Ferreira era um homem pacato e que não gostava de encrencas.
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir