Seguidores

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Foto inédita - Mulheres sertanejas contra os cangaceiros.


Que os sertanejos se armaram para combater os cangaceiros de Lampião, isto, nós sabemos. Mas as "mulheres se armarem em grupo", é fato muito raro. Acima, uma foto raríssima feita em 1924, em Sertânia, no Estado de Pernambuco, onde se visualiza cerca de oito mulheres fortemente armadas, para combaterem os cangaceiros. 

Adendo
http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Mas o professor e pesquisador do cangaço, Rubens Antonio, do http://cangaconabaiha.blogspot.com disse o seguinte:

"-Entendo sua visão Voltaseca Volta. Entretanto, não citei sugerindo que estas seriam carnavalescas, mas indicando a questão da moda. Como eu disse... "sinalizando outra via". As armas estão ali? Sim. São para elas usarem? Duvido. E duvido muito. Eu sugeriria que as armas foram passadas a elas por companheiros para esta foto específica. Quando à presença de mulheres segurando onda em ataques cangaceiros, reagindo a bala... Aí, sim... É "natural".


O Fabio Carvalho disse:

Bem amigos:

Já me declarei antes e confirmo: de cangaço sou um neófito, tendo lido menos que os confrades, assim não posso afiançar se a foto representa ou não uma realidade. Mas que é inusitada é!

Já que meu assunto é arma de fogo, as fotos postadas pelo Voltaseca e pelos amigos sempre me deliciam (e indiretamente auxiliam na pesquisa do meu livro sobre comércio e venda de armas no sec. XIX e XX). 

A foto me chamou atenção, e depois de ampliada pude identificar alguns tipos de armas interessantes: na fileira de baixo, a terceira mulher da esquerda para direita aparentemente (a falta de qualidade da foto não deixa ter certeza) porta uma rara carabina Colt Burgess (o desenho da caixa da culatra, e da janela de carga sugerem isso). Na fileira superior coincidentemente, a terceira mulher da esquerda para direita inegavelmente porta uma carabina Colt “pump action” modelo Lightning. 

Como dever ser provavelmente em calibre 44-40 (o ‘’padrão” no nordeste para arma de repetição) deve ser o modelo “Lightning medium frame”. As outras portam as bem comuns Winchester 1892. E não há nenhuma “papo amarelo” mod. 1873 .

Abraços e desencavem mais fotos interessantes.


O Jorge Remígio disse:

Não é carnavalesca, é folclórica. O cangaço nem força teve em Sertânia-PE. Jagunço teve muito. Principalmente no período da briga das famílias Siqueira e Amaral. Adolfo Meia Noite habitava o local antes de praticar um homicídio e entrar para o cangaço. José Leite de Santana (Jararaca) é de Moderna, distrito de Sertânia, mas nunca esteve na cidade. A Nazarena Melânia ajudou muito municiando armas e também atirando, mais foi circunstancial. Foi um episódio. Eu desconheço no nordeste cangaceiro, mulheres pegarem em armas. O autor pode se equivocar. Por que não? Esse é um assunto que gostaria muito que todos estudiosos dessem sua opinião.

Voltaseca Volta
Este é o cangaceiro Volta Seca – Não é o proprietário da página Volta Seca no facebook

O Voltaseca disse:

Realmente Dr. Jorge, seria interessante ouvir outros estudiosos a respeito dessa foto, inclusive, se saber, se o Sr. Carlos Laet ( foi ele quem cedeu a foto ao autor ), se ele ainda é vivo e mora em Sertânia, para um contato e esclarecimento, é por ai. 

Abraço a todos. 

Foto cortesia:
Carlos Laert.
facebook
Página do Voltaseca 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo15:45:00

    Pessoal: Logo que há dúvidas se as mulheres das armas nesta foto eram uma realidade ou uma POSE para fotografia, o certo é tirar a dúvida com quem recebeu a foto. Continuar a dúvida não fica bem. Sei que todos pesquisadores do cangaço são pessoas que desejam ver a coisa corretíssima. AGUARDEMOS, PORTANTO.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir