Seguidores

sábado, 12 de abril de 2014

Lampião e suas invasões


Em 31 de Julho de 1923, de surpresa, Lampião entra em Nazaré do Pico e vai até o casamento de sua prima e ex-amor de infância Maria Licor Ferreira e Enoque Menezes com o intuito de acabar o casamento, sendo repelido pelo padre Kerlhe que pede para ir embora e deixar o casamento acontecer. Ele decide ir embora, mas deixa a ordem para ninguém no povoado dançar.

Em 1º de Agosto de 1923, combate na praça de Nazaré entre Lampião e a força do sargento "Sinhorzinho Alencar" com a ajuda dos civis nazarenos João Flor, Euclides Flor, Manoel Flor, Davi Gomes Jurubeba, Pedro Gomes de Lira e Zé Saturnino e mais seis homens.

Lampião vai embora. Depois desse ocorrido João Flor consegue alistar sua família na Força Volante de Combate ao Banditismo de Pernambuco, por influência aos irmãos Pessoa de Queiroz. Tem início a Força de Nazaré, a mais ferrenha perseguidora de Lampião.

Em 12 de Agosto de 1923, combate na fazenda "Enforcado", na Serra do Pico, em Floresta, no Estado de Pernambuco, entre o grupo de Lampião e os nazarenos.

Saiu ferido o bandido Miguel Piloto e os nazarenos Pedro Gomes de Lira, Olímpio Jurubeba e Adão Thomaz Nogueira. 
"Informação ao leitor: 

Em alguns artigos o casamento foi quase interrompido pelo o cangaceiro Antonio Ferreira da Silva, que era irmão de Lampião. É preciso que seja corrigida esta informação. Possivelmente esta informação foi alterada por quem a fez, mas não por querer contrariar, apenas por uma distração no momento de repassar para o leitor".



http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgulino_Ferreira_da_Silva 
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário