Seguidores

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Manoel Pereira da Silva 1º mais conhecido por "Cafinfin"


Manoel Pereira da Silva 1º mais conhecido por "Cafinfin", era um jovem com 17 anos, morador no Município de Exu-PE de onde era natural, quando se envolveu com o cangaço e foi pegado por Tropas da Polícia Militar de Pernambuco, que sabendo tratar-se de um jovem incauto, inexperiente, o agregaram à Volante Militar e tempo depois tornou-se Soldado da PMPE, chegando anos mais tarde a ser promovido à Cabo e depois à Sargento e morreu já idoso como Tenente da Reserva. 

O mais interessante do então Sargento Cafinfim, foi que nunca deixou de admirar o Rei do Cangaço Virgolino Ferreira, LAMPIÃO. E quem fosse seu amigo não falasse mal do "Capitão Virgolino". 

Sempre andou "armado até os dentes" e fumava charuto e usava um chapéu de cangaceiro. Foi um Policial honesto e passou grande parte de sua vida em Brejo da Madre de Deus. Privei da sua amizade.

Fonte: facebook
Página: Robério Santos ‎Lampião, Cangaço e Nordeste

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

3 comentários:

  1. Anônimo16:13:00

    Vejam vocês Mendes e Robério, no cangaço tudo foi possível acontecer: Um policial que combatia o cangaço, admirava o Rei do Cangaço. É por isso que sempre digo: A saga do cangaço, é CHÃO MINADO; É AREIA MOVEDIÇA, que se não soubermos trabalhar, perderemos a credibilidade.
    Abraços,
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir
  2. É mesmo pesquisador Antonio de Oliveira. Às vezes a gente acha que é muito fácil estudar "Cangaço de um modo geral" mas se a gente levar o estudo sem fazermos análises, ficaremos perdidos no mato sem cachorro. O estudo "Cangaço é muito vasto, principalmente o cangaço do tempo de Lampião.

    Felicidade e paz.

    José Mendes Pereira
    Mossoró, terra de Santa Luzia
    Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19:49:00

    Pois é amigo Mendes, se não analisarmos a história do cangaço com imparcialidade em todo seu contexto, perdidos ficaremos mesmo.
    Muita paz,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir