Seguidores

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Disse Moreno...


Lampião era bom com toda ocasião, com toda cangaceirada ele era muito bom. O povo fala que Lampião era mau, quando ele era uma pessoa linda. Olhe, nem cangaceiro dele, ele privava de sair, tinha muito cangaceiro. Olhe, tinha Luís Pedro, que era compadre e cangaceiro dele, Corisco, Moita Braba, Gato Brabo, Azulão, Pancada. Esses cangaceiros tudo foram de Lampião e foram tudo morto antes de eu sair de lá. Em Alagoas, Pernambuco e Ceará não ficou nenhum cangaceiro, os últimos que saíram foram eu e ela. Acabaram os cangaceiros 

Entrava para o cangaço muito recruta, rapaz coiteiro que era judiado pela polícia, muitos não eram coiteiros e apanhavam da polícia demais. Então, esse pessoal, aqueles rapazes fi lhos de coiteiros, era a razão que tinha muito cangaceiro. Porque a polícia pegava os pais de família e fazia a maior judiação. Pegava os fi lhos e judiava. Muitos para não morrer e não apanhar entravam no grupe.

Quando eu entrei no cangaço tinha o grupe de Lampião, tinha Corisco, que andava sozinho mais Dadá, depois ele arranjou Azulão. Moita Braba andava com Lili, sozinhos. Ele era um homem muito horroroso de feio e a mulher era muito bonita. Eu desconfio que Moita Braba andava sozinho recantado pro canto por causa da mulher. Ela era bonita e tinha muito cangaceiro novo, apesar de que a vida do cangaceiro era apertada. O cangaceiro que tivesse comunicação com uma qualquer daquelas mulheres era morto, a mulher e o cangaceiro. A lei era essa. 

Então, qualquer cangaceiro viajava com a mulher de outro cangaceiro, mas tinha que ter o máximo de respeito, se caísse em certas situações ia morto os dois.

Olhe, eu tive uma discussão com Corisco porque ele queria matar Maria, esposa de Pancada, e Azulão, cangaceiro dele. Corisco só tinha Azulão. A perseguição estava uma coisa fora do comum. Eu chamei a atenção dele: 

“Corisco, você é um cangaceiro mais velho do que eu. Eu te peço desculpas não vou fazer uma pergunta para você, porque eu soube que você vai matar Maria e Azulão. Eu vou lhe pedir para não matar nem Maria nem Azulão. Você pense, a perseguição está fora do comum. O que é de coiteiro já está descoberto, pode mandar Maria embora. Você mata Azulão, você fica sozinho. Se você tomar um tiroteio e sair baleado, não tem um cangaceiro que atire para tirar você”. “Eu vou matar, mato e mato”. 
Me engrossei com ele. “Não aceito não, não aceito mesmo”.

Por um tempo ele disse: “Olhe Moreno, eu vou ouvir o seu conselho”.

Ele me ouviu o conselho. Juntou Corisco, Caboclo Português, Pancada e Luís Pedro, eles cinco e Dadá, Neném e Cristina, mulher de Caboclo Português. Eu sei que saltaram esses cangaceiros com as mulheres para o outro lado do rio. Logo que saltaram, no mesmo mês, mataram Lampião. O grupe de Lampião saltou o rio e Corisco não ficou com Lampião, Corisco conhecia a Bahia toda e ficou sozinho andando mais Dadá. Lampião e mais dez pessoas de seu grupe morreram, no mês de julho de 1938, em um combate com a polícia alagoana, na fazenda Angico, em Poço Redondo, estado de Sergipe. Depois fi zeram um tiroteio, balearam.

Corisco e Dada, em julho de 1940. Pegaram Dadá. Corisco morreu.

Graças a Deus eu nunca fui ofendido. Só recebi um tiro na correia do bornal que furou o bornal e assou o ombro aqui, só fez tingir o ombro. Foi o ferimento que eu fi z em tiroteio. Eu assisti muito tiroteio, muito mesmo, de ter dia que eu assistia dois tiroteios. A comida a gente fazia quando o tempo estava bom. Quando o tempo não estava bom, comia rapadura, carne assada. E mesmo aquela carne para assar tinha horas de saber assar de modo do cheiro da carne não ir longe, para polícia não pegar.

Fonte: facebook
Página: Paulo George

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário