Seguidores

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A Arma Era a Lei - Lampião Deixa Rastro de Destruição no RN

Cidade de Luiz Gomes - www.ferias.tur.br

No dia 10 de junho de 1927, Lampião penetrou com seu bando em Luiz Gomes, no Rio Grande do Norte. O objetivo dessa marcha era atacar Mossoró. 

Mossoró - www.turistamalemolente.com.br

No seu caminho, deixou um rastro de destruição. Sequestrou pessoas apenas para pedir resgate. Transformou fazendas em ruínas. Como disse Raul Fernandes: "O prazer era destruir:.

Em "Caiçara dos Tomás" houve um confronto com os soldados comandados pelo tenente Napoleão de Carvalho Angra, com a derrota dos policiais. Onde chegava, o bando ameaçava e exigia, sempre dinheiro e joias.

Cidade de Apodi - jgomes.arquivovip.zip.net

Uma parte do grupo de Lampião tentou atacar Apodi. A população, contudo, estava preparada. Quando os bandidos se aproximaram da cidade, o tenente Juventino Cabral, á frente de policiais e civis, ordenou que abrissem fogo. Os salteadores resolveram não se arriscar. Recuaram.

Cidade de Governador Dix-sept Rosado -  www.panoramio.com

Em Dix-sept Rosado, praticamente sem ninguém, o bando de Lampião praticou diversos atos de vandalismo. Raul Fernandes transcreveu no seu livro "A Marcha de Lampião", a descrição feita por uma testemunha dos acontecimentos: "Demônios entregues aos maiores desatinos, quebrando portas, espaldeirando quem encontravam, exigindo dinheiro, roubando tudo, numa fúria diabólica. A palavra de ordem era matar e roubar". O ataque a Mossoró estava próximo.

http://www.tribunadonorte.com.br/especial/histrn/hist_rn_9b.htm

Ilustrado por José Mendes Pereira
http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário