Seguidores

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O cangaço Desvendando mistérios... A fuga de Lampião


Alguns pesquisadores e estudiosos sobre o cangaço, mesmo diante de tantas evidências e provas testemunhais e documentais, acreditam que Lampião possa ter escapado com vida do ocorrido em Angico, no dia 28 de julho de 1938, onde, como todos(as) sabem, foram mortos além de Lampião, conforme a história nos apresenta, Maria Bonita e outros nove cangaceiros, além de um soldado da volante comandada pelo então tenente João Bezerra.


Na versão, Lampião teria escapado do cerco policial e fugido para o Estado de Minas Gerais, onde morou em diversas cidades, e que teria usado diversos nomes até falecer no ano de 1993, na cidade de Buritis, no Estado mineiro.

Veja o que nos explica sobre essa versão o escritor José Sabino Bassetti em seu livro: "Lampião - Sua Morte Passada a Limpo".


No livro "Lampião - Sua Morte Passada a Limpo" do escritor e pesquisador José Sabino Bassetti nas páginas 158 e 159. Vejam o que ele diz em relação à "suposta" fuga de Lampião de Angico.

"Para fugir de Angico sem ser notado Lampião precisaria ter arquitetado um plano mais que perfeito, que dependeria da ajuda de amigos poderosos, coiteiros, cangaceiros, a conveniência de policiais e até dos peritos legistas que examinaram a cabeça que lhes foi apresentada. Um plano impossível de ser executado devido à quantidade de variantes que deveria ser levadas em consideração.


Arranjar um sósia perfeito para tomar o seu lugar, convenhamos, não seria tão difícil. O difícil seria fazê-lo interpretar o papel de Lampião, imitando sua fala e seu jeito de proceder, além de ter um desempenho teatral que enganasse a todos no coito, inclusive Maria Bonita.

Conseguindo tudo isso, viria à parte mais difícil do plano, pois teria que encontrar um idiota que concordasse em correr o risco de morrer em seu lugar. Como se daria esta "passagem de posto" entre o verdadeiro e o falso Lampião? Em que momento fariam a troca? No momento exato do início do tiroteio? Ninguém notaria que havia dois Lampiões na cena do combate? O sósia seria morto com antecedência e colocado no coito? Essa teoria do sósia é tão sem pé nem cabeça que, por mais que se tente encontrar alguma lógica, não se consegue".

José Sabino Bassetti (escritor e pesquisador do cangaço)

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Um comentário:

  1. Anônimo16:23:00

    Pois é caro professor Geraldo Junior, estou com o ilustre escritor Sabino Bassetti: Teria que ser estrategicamente perfeito para executar tão grande "armação".
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir