Seguidores

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CANGAÇO I

Por Antonio Morais

Pelas alturas do ano de 1890, chegava ao município de Vila Bela, procedentes dos Inhamuns, nos altos sertões cearenses, o velho António Alves Feitosa, que ali adotara o nome José, que fugia à ação da polícia do Ceará, onde houvera cometido vários crimes. Ali casara-se José Ferreira da Silva, constituindo grande prole, da qual houve cinco varões: Antonio, Livino, Virgulino, João e Ezequiel, dedicando-se os dois primeiros, logo aos treze anos, à vida do campo, servindo como vaqueiro do próprio pai. E quatro filhas: Angélica, Amália, Maria e Virtuosa.

Os Feitosas deixaram uma região, onde as desavenças se decidiam pelas armas e emigraram para lugar mais bárbaro. Fixaram-se às margens do riacho São Domingos, afluente do Pajeú, esperançosos de melhores dias.

CONTINUA...
http://blogdosanharol.blogspot.com.br/2009/07/cangaco-i.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

6 comentários:

  1. Anônimo10:37:00

    Caro Pesquisador Antonio Morais: Neste seu texto CANGAÇO I, você cita o nome "O VELHO ANTONIO ALVES FEITOSA". Fiquei confuso quem seria "O VELHO". Se Virgolino, não seria. Seria o pai de Virgolino? Gentileza tirar-me a dúvida companheiro Morais.
    Antonio Oliveira - Serrinha - E-mail: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro pesquisador Antonio de Oliveira:

    Eu também fiquei um pouco confuso sobre este, mas como se trata de um pesquisador renomado, fiz a postagem em nosso blog. A sequência deste eu já tenho em mãos, cuja parte II farei a publicação amanhã. Esta Parte I me deixou um pouco confuso. mas...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14:19:00

    Exatamente caro Mendes, o Pesquisador Antonio Morais escreve excelentes textos. Não resta dúvida que ele é de confiabilidade em seus escritos. Mas, como eu sou de um temperamento um tanto apressado com as coisas, não devo passar para as pessoas dúvida alguma. Talvez nos textos seguintes a dúvida seja dirimida. GRATO A VOCÊ E AO MORAIS, QUE CERTAMENTE NOS RESPONDERÁ.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  4. Grande Antonio de Oliveira:

    O artigo do grande pesquisador que é, não resta dúvida, deixou-me um pouco confuso porque eu não entendi quem praticou tantos crimes no Ceará.. A polícia ou o José?

    Isso é que me fez não entender o conteúdo do ilustre pesquisador Antonio Morais. Sei que o pesquisador poderá esclarecer estas nossas dúvidas. E sei que ele não irá entender que sejam críticas as nossas solicitações.

    Felicidade e paz.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17:20:00

    Claro Mendes: O Pesquisador Antonio Morais vai compreender que não é nada de crítica, e sim, dirimir uma dúvida. O "Antonio Alves Feitosa" não pode ser José Ferreira, logo que não temos notícias que este havia cometido crimes em lugar nenhum (salvo melhor juízo). Pelo contrário, era um homem pacato. Para esse Antonio Alves Feitosa ser o pai de José Ferreira, também não pode, vez que não era este o nome do pai de José Ferreira. ASSIM, SÓ MESMO O NOBRE HISTORIADOR MORAIS, PODERÁ TIRAR A DÚVIDA. E SEI QUE AO LAR, ELE RESPONDERÁ, MESMO APÓS VOCÊ POSTAR A SEGUNDA PARTE DO TEXTO.
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Uma dúvida foi esclarecida pelo pesquisador Antonio de Oliveira - Serrinha Bahia, que o ANTONIO ALVES FEITOSA era o pai de José Ferreira da Silva, este pai de Lampião.

    Por Antonio de Oliveira:

    "Mendes amigo, revendo a página 684 do livro do Bezerra Lima (LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS), quem eu pude encontrar com o nome ANTONIO ALVES FEITOSA, de que alude o pesquisador Antonio Morais no texto em que falamos, é o nome do pai de JOSÉ FERREIRA - pai de Virgolino. Você poderá ir à referida página e entender muito bem.
    Antonio Oliveira

    Resta agora saber quem praticou tantos crimes no Ceará. Foi a polícia ou o ANTONIO ALVES FEITOSA que passou a se chamar José?

    José Mendes Pereira

    ResponderExcluir