Seguidores

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

LUIZ DE CAZUZA

Por Zelito Nunes

Pra quem não sabe, Luiz de Cazuza foi uma figura lendária dos tempos dos sertões bravios de Lampião e do cangaço, e ainda parente muito próximo de Virgulino (até por que ali todo mundo é parente).
Fazendeiro e sanfoneiro dos bons, morreu tranquilamente de tanto viver depois de ter criado uma ruma de filhos dentre eles o escritor José Alves Sobrinho, membro da UBE e meu dileto amigo.
A  bela fazenda São Miguel ainda hoje é um celeiro de bons sanfoneiros sendo o seu astro maior o cantor e forrozeiro Assizão que lá nasceu e foi criado pelo pessoal de Luiz de Cazuza.

Vídeo do acervo do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira
Figura suave, magérrimo e gente boa, morreu talvez de um descuido dos meus amigos da São Miguel, que não fizeram o que lhes pedi:
Entreter ele pra gente comemorar os cento e um anos, festa para a qual eu já havia sido convidado agora no mês de setembro.

O grande Luiz de Cazuza faleceu no dia 28 de Março de 2011, na fazenda São Miguel aonde morava, junto da Vila de Nazaré no município de Serra Talhada. 
http://www.luizberto.com/historia-de-beiradeiro/luiz-de-cazuza
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

4 comentários:

  1. Vi uma entrevista que Luiz de Cazuza concedeu a Paulo Gastão (YOU TUBE) e outra com Neco de Pautília e fiquei impressionado com suas explanações com respostas seguras e conclusivas e de extrema inteligência e sabedoria no que concerne à época em que o mesmo foi contemporâneo de Lampião. Não sabia do seu falecimento. Que Deus conforte seus familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo14:26:00

    Exatamente meu caro Thomaz Araújo, tenho gravada em meu HD a entrevista, ou talvez as duas entrevistas do sertanejo Luiz de Cazuza, que muito viveu neste nosso Nordeste. Excelente entrevista.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15:44:00

    Veja bem caro Mendes, que, conforme as palavras do Senhor Luiz de Cazuza no vídeo, ninguém poderia recusar ser coiteiro de Lampião. Assim, a culpa dos coiteiros era quase nada.
    Grato,
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16:13:00

    Assim Mendes, mesmo antes de você colocar o link no e-mail eu já havia assistido ao vídeo aqui no blogdomendes. É ótimo esse contato.
    Grato,
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir