Seguidores

domingo, 21 de dezembro de 2014

O GRUPO DE CORISCO NO MUNICÍPIO DE MURIBECA CERRADO TIROTEIO ENTRE OS BANDOLEIROS E A NOSSA POLÍCIA

Por Antonio Correia Sobrinho

Esta minha incursão fiscal pela zona rural sergipana, levou-me hoje à Fazenda Calumby, propriedade situada nos limites dos municípios de Capela e Muribeca, onde, em Julho de 1930, aconteceu o que o Jornal “O Correio de Aracaju” publicou na sua edição de 30/07/1930, que trago abaixo para apreciação dos amigos.

O GRUPO DE CORISCO NO MUNICÍPIO DE MURIBECA
CERRADO TIROTEIO ENTRE OS BANDOLEIROS E A NOSSA POLÍCIA


Ontem à noite, o grupo do perigoso bandoleiro alcunhado de Corisco invadiu o engenho Calumby, a dois quilômetros de Muribeca, exigindo do seu proprietário, o jovem Luiz Matos, a importância de 5:000$000.


Alegando não dispor, no momento, da quantia pedida, Luiz Matos solicitou licença ao chefe do bando para ir à propriedade de um seu cunhado, onde arranjaria os “cobres” exigidos.

Acontece que o digno lavrador, iludindo a vigilância dos bandoleiros se dirigiu às autoridades da Capela relatando todo o ocorrido.

De Capela partiu logo uma força sob o comando do sargento Ananias, que alcançou o engenho Calumby às 2 horas da manhã.

Houve, então, cerrado tiroteio entre os temíveis bandidos e os nossos policiais, que se portaram dignamente.


Aproveitando a escuridão da noite, Corisco e seus oito companheiros recuaram, abandonando doze cavalos selados e outros objetos.

Foram capturados pela força policial três sujeitos desconhecidos que, ouvidos, declararam que eram presos de Corisco, que os obrigara a acompanhar o bando sinistro.

Juntamente com os nossos soldados tomaram parte ativa do combate travado, no engenho Calumby, os distintos moços Raul Vieira e Luiz Matos.

As autoridades de Capela e Muribeca agiram com muita correção, tomando todas as providências que os acontecimentos exigiram.

Amanhã, daremos outros pormenores sobre a estadia do grupo de Corisco no município de Muribeca.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário