Seguidores

domingo, 21 de dezembro de 2014

UM ESCRITOR DO POVOADO DE ALAGADIÇO EM FREI PAULO-SE.

Por Antonio José de Oliveira

Mendes amigo: 

O Escritor José Bezerra Lima Irmão, estando em férias, ou talvez recesso de fim de ano, esteve visitando a Terra que lhe viu nascer: Povoado de Alagadiço em Frei Paulo-Se.

Na oportunidade, como precisei solicitar o envio de alguns exemplares do RAPOSA DAS CAATINGAS, para que eu presenteasse alguns amigos do Sertão Nordestino que precisam conhecer em profundidade a História do cangaço, escrita com  esmero e perfeição, na pena do Dr. Bezerra Lima, redigi a seguinte mensagem: 

Tudo indica que, quando você caro Dr. Bezerra, visita sua ALAGADIÇO, gosta tanto que não deseja mais retornar. E, com toda a razão! Creio que é grande honra, nem só para o Povoado de Alagadiço, como para o querido Município de Frei Paulo, e em extensão, nosso vizinho Estado de Sergipe, em tê-lo como filho ilustre, não apenas como escritor da Saga do cangaço, mas um renomado tributarista que há muitos e muitos anos vem servindo à Secretaria da Fazenda do seu Estado, e nos últimos anos, do Estado da Bahia. NÓS, OS BAIANOS, SÓ PODEMOS DIZER A VOCÊ: OS NOSSOS PARABÉNS POR MAIS DE QUARENTA ANOS SERVINDO AOS DOIS ESTADOS AMIGOS.

EIS A RESPOSTA A MIM ENVIADA PELO ESCRITOR BEZERRA LIMA: 

Escritores José Bezerra Lima Irmão e João de Sousa Lima

"Amigo e colega, cada vez mais amigo, Antonio Oliveira: 

Custei a responder seu E-mail, porque estive viajando. Fui a Alagadiço; Povoado onde nasci, a menos de uma légua do local da morte do cangaceiro Zé Baiano. 

O cangaceiro Zé Baiano

A família de minha mãe, família Bezerra, tem raízes naquele povoado. Oito de dezembro é a data da festa da padroeira de Alagadiço - Nossa Senhora da Conceição. Durante os nove dias que antecedem a festa, a cada noite realiza-se a novena de uma das famílias tradicionais. 

Praticamente não tenho parentes mais lá. Porém, todo ano participo da novena de amigos, como a família do saudoso Lero de Mestre Cecílio, a família de João Atanásio, a família de Olívio Pereira. Esses três personagens são citados no meu livro. Mestre Cecílio, João Atanásio  e Olívio Pereira eram compadres de meus pais. 

Minha mãe chamava-se Pastora Bezerra, mas era conhecida como Pastorinha. Na novena da última sexta-feira, durante a Missa, o padre citou quatro vezes o nome de minha falecida mãe - dona Pastorinha Bezerra. Meu pai era conhecido como Manoel de Pastora. A EVOCAÇÃO DOS NOMES DE MEUS PAIS ME COMOVE E ME LIGA CADA VEZ MAIS ÀQUELA TERRA.

Tenente João Bezerra da Silva

Respondo à sua indagação: não sou parente do Tenente João Bezerra (que se reformou como coronel) da polícia de Alagoas, que comandou o ataque na Grota de Angico, porém sou amigo de seu filho Paulo Brito, residente no Recife, uma das pessoas mais gentis que conheço.

Paulo Britto filho do tenente João Bezerra da Silva

Você me pede notícias do colega Antonio Ferreira de Freitas, um dos homens mais íntegros e competentes com quem já trabalhei. FREITAS trabalhou na fiscalização de indústrias do Polo Petroquímico de Camaçari e do Centro Industrial de Aratu. Depois foi chefe de gabinete do Diretor de Administração Tributária - DAT, onde trabalhamos juntos muito tempo. Depois ele foi Diretor do CONSEF, e me levou junto. Eu continuo no CONSEF, e FREITAS é atualmente Diretor  da Administração Tributária - DAT Metro.

Segundo sua mensagem, FREITAS foi seu amigo de infância nas Terras de Bela Vista, no Município de Serrinha.

Um abraço e Feliz Natal,
Bezerra Lima

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


3 comentários:

  1. Anônimo15:35:00

    Pois é caro Pesquisador Mendes, o texto acima foi parte da mensagem a mim enviada por E-mail pelo Escritor José Bezerra Lima após retornar do seu Torrão Natal - a Alagadiço de Frei Paulo nestes últimos dias do final de 2014. O principal objetivo da publicação, é por ser o blogdomendes de ampla visualização por esse mundo a fora, mostrar como o Dr. Bezerra Lima, com toda sua carga de ocupação, tanto na Secretaria da Fazenda, como nos seus escritos particulares, consegue lembrar constantemente da Comunidade onde nasceu, e retornar ali todos os anos para uma visita cordial aos velhos amigos. Portanto, ALAGADIÇO está de parabéns pelo filho ali produzido. E você companheiro Mendes, a minha gratidão pela postagem e pela organização das fotos.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir
  2. Amigos Antônio Oliveira e Zé Mendes: no meu livro, no capítulo em que narro a morte do cangaceiro Zé Baiano, faço o histórico do povoado Alagadiço, falando de sua fundação e de algumas de suas passagens históricas. A menção àquele povoado não é apenas fruto de pesquisas: é, antes, um ato de amor. No citado capítulo, faço ressuscitar o passado, recriando a paisagem de um recanto do Planeta que, evidentemente, pode não despertar o interesse de mais ninguém no mundo, mas que, para aqueles que tiveram a felicidade de nascer naquele pé de serra, constitui o mais aprazível lugar da Terra.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:25:00

    Sabemos perfeitamente como você ama sua Comunidade ALAGADIÇO, meu caro Dr. Bezerra Lima. Quem não ama sua terra, não fica retornando anualmente por lá após está com uma vida tranquila em outra terra que o recebeu como filho adotivo. Na minha frágil psicologia e na experiente psicologia do amigo Mendes, já deu para conhecermos perfeitamente com quem estamos falando.
    Atenciosamente,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir