Seguidores

sábado, 11 de julho de 2015

SÍNTESE DO DOCUMENTÁRIO SOBRE O CORONEL JOÃO BEZERRA E A MORTE DE LAMPIÃO

Por Antonio José de Oliveira
Pesquisadores Antonio de Oliveira, Archimedes Marques e Guilherme Machado

Não poderia deixar de agradecer ao companheiro José Mendes pela divulgação de matérias tão importantes que tratam da história do nosso Nordeste e, em especial a saga do cangaço.

https://www.youtube.com/watch?v=0XI_sxGev44
      
Mas, quero manifestar os meus parabéns ao nobre e dedicado pesquisador Charles Garrido por mais um importante documentário sobre o tema cangaço.

Charles Garrido
      
Agradecido também aos ilustres entrevistados Ângelo Osmiro, 

Pesquisador Ângelo Osmiro
Aderbal Nogueira, Dr. Leandro Cardoso, Antonio Amaury, Paulo Britto e Alcino Alves Costa

doutor Antônio Amaury e Paulo Britto, através de quem presto as minhas homenagens póstumas à sua senhora mãe, 

Cyra Britto e João Bezerra da Silva

Dona Cyra Britto pela sinceridade das suas equilibradas palavras no tocante ao cangaço e ao seu querido e saudoso esposo, Coronel João Bezerra.
      
O referido documentário dirimiu algumas dúvidas, creio que nem só para mim, mas para outros neófitos pesquisadores de uma saga tão complexa e de difícil conclusão.
      
Concordo plenamente com o ilustre pesquisador Paulo Britto quanto a ilógica de um comandante de volantes que está à procura de um grupo de cangaceiros, enviar para eles um saco de balas no dia anterior ao enfrentamento. Seria por certo uma tentativa de suicídio para ele e seu grupo. Só uma coisa não concordo meu caro pesquisador Paulo Britto: ali em Angico não foi realizado um confronto bilateral, como aconteceu em Serra Grande, onde Lampião, após preparar suas estratégias por entre a caatinga, levou ao conhecimento da polícia que estava pronto para brigar, chegando a deter alguém como refém por alguns dias no esconderijo. Portanto, a batalha de Angico foi uma completa surpresa, quando apanhando os cangaceiros ainda com resto de sono, acredito eu.
      
Mas, se assim o Tenente Bezerra não o fizesse, Lampião e seu grupo teria escapado, logo que foram aproximadamente vinte anos de escapadelas por entre as caatingas dos sertões de sete Estados.

Repetindo: os meus agradecimentos por um documentário tão perfeito, caro Charles Garrido.

Antônio José de Oliveira - Serrinha - Bahia.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Um comentário:

  1. Anônimo12:56:00

    POIS É PESQUISADOR MENDES, FELIZ FOI A IDEIA DO NOBRE PESQUISADOR CHARLES GARRIDO EM ELABORAR MAIS UM EXCELENTE DOCUMENTÁRIO, E VOCÊ NOS FELICITOU EM PUBLICÁ-LO NO BLOGDOMENSDES. PARABÉNS A VOCÊ, AO PROFESSOR CHARLES E AOS NOBRES ESCRITORES QUE CONCEDERAM AS ENTREVISTAS PARA O REFERIDO TRABALHO. assim estamos sempre aprendendo.
    Atenciosamente,
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir