Seguidores

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A GRANDE MARCHA DE LAMPIÃO PARA MOSSORÓ - PARADA 01 - A INVASÃO DO CANTO DO FEIJÃO (PB)

Por Geziel Moura

Em sua obra, "Lampião e o Rio Grande do Norte: A história da grande marcha", o escritor Sérgio Dantas, aponta que o planejamento e o local de partida para o ataque a Mossoró (RN), ocorreram na Fazenda Ipueiras, na Serra do Diamante, do Coronel Isaías Arruda de Figueiredo, oportunidade em que, Virgolino, fora apresentado ao cangaceiro Massilon, cujo nome de batismo seria Macilon Leite de Oliveira (MEDEIROS, 2010), estava formado, portanto, o triunvirato, para o assalto a Mossoró.

Antigos trilhos da linha Fortaleza - Recife, a esquerda a casa de Raimundo Luiz

Na madrugada de 9 de junho de 1927, cerca de setenta cangaceiros, incluídos os grupos de José Leite de Santana (Jararaca), Sabino Gomes de Góis e João Vinte e Dois, iniciaram a grande marcha para Mossoró, todos a cavalo.

Vista do alicerce da estação e dos antigos trilhos

O primeiro desatino, ocorreu na mesma tarde do dia da partida, ao invadirem o lugar Canto do Feijão, hoje, Santa Helena (PB), naquele tempo, lugar pobre que cresceu ao lado da ferrovia Fortaleza - Recife, com pouquíssimas casas.

Aspectos atuais da cidade, hoje Santa Helena (PB)

Além do aspecto da trajetória lógica, a visita ao Canto do Feijão, apresentava outra motivação, o acerto de contas de Massilon, contra o inspetor de quarteirão do lugar, espécie de subdelegado, chamado Raimundo Luiz do Nascimento, que se envolvera, no Ceará, no assassinato de parente de Massilon.

 Casa de Raimundo Luiz do Nascimento (pouca modernizada)

Indiferentes aos pedidos de D. Rosinha, a esposa de Raimundo Luiz, a cabroeira começa o festival de torturas neste, a base de punhais. Ao ouvir as badernas promovidas pelos cangaceiros embriagados, Elizário, o ajudante do inspetor de quarteirão, com revólver em riste, se dirige a casa de seu superior, para ajudá-lo, sem obter sucesso, pois recebeu tiro de fuzil, colocando-o fora de combate.

Alicerce da antiga estação do Canto do Feijão (PB)

Finalmente, após o festival de torturas, açoites e perfurações, Raimundo Luiz do Nascimento é executado com três tiros: no olho, nuca e peito, configurando assim, os primeiros homicídios, durante a jornada para Mossoró.



Fotos: Geziel Moura
Fonte: facebook
Página: OFÍCIO DAS ESPINGARDAS

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário