Seguidores

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O “TRANCELIM” DO BEATO JOSÉ LOURENÇO

Por Sálvio Siqueira

No ano de 1936, o capitão José Bezerra, comanda uma ‘tomada’ pacífica no Caldeirão do Beato Lourenço.

Apesar de ‘pacífica’, o capitão José Bezerra, tido por ser um “(...) policial arbitrário e cruel” (Otacílio Anselmo, escritor cearense, oficial da polícia e contemporâneo do mesmo), ainda vemos no livro “(...)“O Padre Cícero – Mito e Realidade” – diz ter presenciado uma surra aplicada por aquele policial em um cabo da polícia dentro do quartel da capital(...)”. Fora o escritor, Nartan Macedo, o definir como “(...) um dos maiores bandidos autoridades que se teve notícias no Ceará. ”(lampiaoaceso.com), comete duas banalidades crucial para fins futuros tenebrosos.

O capitão queima os seios de uma seguidora do Beato, afim que a mesma lhe diga sobre o paradeiro do mesmo. Depois, o militar monta em Trancelim, cavalo do Beato José Lourenço. Taca-lhe as esporas e desce-lhe o chicote, na presença dos seguidores por muitas horas seguidas. Ao término do suplício de Trancelim, ele é colocado em um local para descansar, porém, o sofrimento prolongado retira suas forças e ele morre.

Havia duas ‘linhas’ seguidoras do Beato Lourenço. Aquela “teocrática e pacifista” do próprio José Lourenço e, aquela que, “sob a liderança político-militar de Severino Tavares, clamava-se pela vingança e a reconquista do Caldeirão”. Já que, nesse ínterim, eles se encontravam ocupando a Mata dos Cavalos.

Em 1937, aparece no quartel da PM de Juazeiro do Norte - CE, um cidadão por nome de Sebastião Marinho. O mesmo vem à procura do capitão José Bezerra. Este, ao saber, vai de encontro ao civil e pergunta-lhe do que se trata. O sertanejo, de mãos calejadas e pele queimada pelo sol causticante do semiárido, informa ao comandante militar que “(...) informou que suas terras haviam sido invadidas pelos fanáticos do Beato José Lourenço e que é conhecedor de um plano de Severino Tavares de invadir e saquear a cidade do Crato(...)”.(blog Ct.).

Capitão José Bezerra

Às vezes, por mais experiente que seja uma pessoa, sua ânsia de ação, seu desejo de ferir, matar, ser ou praticar crueldades, o faz perder o senso de perigo. Foi o que aconteceu ao capitão José bezerra.

Então o comandante forma uma volante composta por: 

1 - Capitão José Bezerra
2 - 1º Sargento Anacleto Gonçalves Bezerra
3 - 2º Sargento José Marcolino Brasileiro
4- 2º Sargento Marcelino
5 - 3º Sargento Jaime Olímpio Rocha
6 - Cabo Benigno Gomes
7- Soldado Raimundo Pereira
8 - Josafá Torquato Gonçalves
9 - Soldado José Dantas (Corneteiro)
10 - Soldado Eugênio Cesário da Silva
11 - Soldado Álvaro Gomes Bezerra”(blog Ct.)

Isso aos dez dias de maio do ano de 1937. Partem na carroceria de um caminhão que a prefeitura cedeu ao comando. Ao passarem pela cidade do Crato – CE, o capitão é alertado pelo “tenente João Lima, comandante do destacamento daquela localidade, sobre o pequeno número de soldados”. Sendo a segunda pessoa a dizer-lhe que seu contingente era pequeno, mas, tendo a mesma resposta do capitão ‘- “São suficientes.”

Ao se aproximarem do local, o capitão manda parar o caminhão, dar ordem para dois de seus comandados que o guarneçam e, com o restante dos homens, segue, a pé para o propriedade informada...

De repente, uma mulher aparece, como que do nada, vinda de dentro da mata, passa gritando e correndo. O capitão e seus homens, com receio que ela desse o alarma, partem atrás dela que as pernas batiam na bunda...

De repente, quando a pequena tropa, comandada pelo capitão José Bezerra, se ver cercada por muitos ‘fanáticos’ do Beato, armados de foice e toras de pau...

Em pouco tempo, comandante e comandados estão com seus corpos no solo árido, quente e, naquele momento, regado por seus sangues...

Isso tudo por que, segundo os seguidores fanáticos do Beato José Lourenço, tinham a convicção de que ele, “ ao morrer(...) subiria aos céus montado no Trancelim(...)”.

Fonte Blog lampiaoaceso.com
Foto Blog Ct.
www.youtube.com
PS// imagem do animal meramente ilustrativa.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário