Seguidores

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

OS MISTÉRIOS DO CANGAÇO PERDURAM ATÉ OS DIAS DE HOJE

Por Raul Meneleu Mascarenhas (compartilhado)

Os mistérios do cangaço perduram até os dias de hoje. Sabemos por entrevistas feitas por autores de livros sobre o assunto, com cangaceiros vivos que escaparam do cerco na Grota do Angico, as grandes superstições a que devotavam fé e crendices.

Mas mesmo depois de mais de 50 anos de alguns acontecimentos, o autor do livro LAMPIÃO EM SERGIPE, Alcino Alves Costa (1940-2012) ao efetuar pesquisas a locais de combates, entrevistar coiteiros e cangaceiros, casinhas de oração, igrejas, casas velhas de fazendas onde aconteceram histórias do cangaço e mais, fotografar tudo que servia como provas dos fatos narrados em seus livros, deparou-se com mistério.

Foi no ano de 1996 quando acompanhado de um fotógrafo, foi até à fazenda Capoeira de propriedade de Julião do Nascimento, pai de Zé Julião, cujo nome no cangaço era Cajazeira.

Ao chegarem nos escombros da casa antiga, visualizaram uma caatinga vigorosa que protegia o local de um dos coitos prediletos dos cangaceiros.

Tiradas as fotos, os dois retornaram para Poço Redondo e em alguns dias depois Alcino as recebe. Seriam usadas em seu livro LAMPIÃO ALÉM DA VERSÃO. Os anos foram passando depois de editada a obra e em 2002 um vereador de Poço Redondo, Jorge Feitosa, ao olhar as fotos que ilustravam o vídeo, o procurou para saber quem eram as pessoas da fotografia abaixo.

Alcino nunca tinha notado aquelas duas pessoas, um casal de cangaceiros. Não sabia como estavam na foto. As pessoas que ele pesquisara já tinham morrido a mais de meio século. Será que o espírito de Zé Julião e sua esposa Enedina, morta em Angico, vieram visita-los na fazenda Capoeiras e sejam seus guardiões?


Alcino Costa em seu livro LAMPIÃO EM SERGIPE, assegurou que apenas ele e o fotógrafo que se chamava Deninho, se encontravam naquele local.

Para os céticos, isso chama-se Mensagem Subliminar. Segundo os estudiosos, o conceito de mensagem subliminar não tem base científica, por que subliminar não é subentendido.

Subliminar é o que não é visto conscientemente; se viu, deixou de ser subliminar. Uma imagem ou uma ideia sugerida, nas entrelinhas, sutil ou periférica não é subliminar.

Por isso deixo para os amigos leitores, a conclusão do assunto. Mas lembrem-se que segredos e mistérios existem entre o céu e a terra, muito mais que possamos imaginar em nossos conhecimentos científicos e empíricos.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário