Seguidores

domingo, 31 de julho de 2016

CADA DIA QUE PASSA UM POUCO DA HISTÓRIA DO CANGAÇO E OBVIAMENTE DO NORDESTE... VAI DESAPARECENDO.

Por Geraldo Júnior

Recentemente estive no Cemitério Chora Menino aqui na cidade de São Paulo/SP, local onde está enterrada Dona Mocinha (Maria Ferreira Queiroz) irmã de Lampião e me deparei com uma simples sepultura coletiva com capacidade para a colocação de até oito cadáveres, conforme informações obtidas junto à administração do cemitério.

Túmulo de Dona Mocinha (Maria Ferreira Queiroz).

Não bastasse isso, me deparei com uma sepultura sem nenhuma identificação e coberta por lama e folhas secas caídas das árvores do local. Decepcionado com a situação eu resolvi chamar alguns funcionários do cemitério para juntos limparmos a laje do túmulo e durante determinado momento encontrei submerso em meio ao barro e ao mato uma placa de mármore (Foto) com a inscrição/identificação com o nome de Dona Mocinha (Maria Ferreira Queiroz). Após uma rápida limpeza na laje e na placa de identificação montei o cenário para a realização do registro fotográfico conforme vocês podem conferir logo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=wkxPK-alvYc - www.youtube.com

Confesso que fiquei decepcionado com o estado deplorável do local que se encontrava em total abandono no momento da minha visita, mas também quero deixar claro que o meu objetivo não é julgar e nem condenar ninguém, família ou administração do cemitério, e sim mostrar às pessoas interessadas ou que venham a se interessar em conhecer esses locais, que em pouco tempo eles não mais existirão.

Em São Paulo, dona Mocinha carrega o tataraneto no colo (Foto: Glauco Araújo/G1) - http://g1.globo.com/Noticias/Brasil

O que me deixa sinceramente chateado é o fato de saber que em pouco tempo os restos mortais de Dona Mocinha serão descartados e o espaço desocupado para dar lugar à outros cadáveres.

Dina Mocinha, Dr. Antonio Amaury... - blogdomendesemendes.blogspot.com

Se nada for feito as futuras gerações de pesquisadores e estudiosos não terão a oportunidade de conhecer “in loco” esses locais e apenas o conhecerão através de fotografias impressas em algum livro, Sites, redes sociais e outros meios de comunicação.

Foto: Geraldo Antônio de Souza Júnior
https://www.facebook.com/groups/ocangaco/
https://www.facebook.com/groups/ocangaco/1275006042512511/?notif_t=like&notif_id=1469997804941641

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário